Categories: Internacional

UE autoriza uso do antiviral remdesivir contra coronavírus

A Comissão Europeia autorizou provisoriamente na manhã desta sexta-feira, 3, o uso do antiviral remdesivir para o tratamento de pacientes com coronavírus na União Europeia (UE), após a aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). O comissário executivo concedeu uma “autorização condicional de venda para o medicamento, tornando-o o primeiro remédio autorizado a nível da UE para o tratamento da covid-19”, de acordo com comunicado.

“Nós concedemos essa autorização menos de um mês após o envio do pedido”, disse a comissária de saúde Stella Kyriakides, para quem isso demonstra “a determinação da UE em responder rapidamente” a novos tratamentos.

O grupo autorizou condicionalmente a comercialização do medicamento, cujos benefícios podem ser maiores que seus riscos, apesar de ainda não existirem dados completos.

Na quinta-feira, 2, a Organização Mundial da Saúde (OMS) havia alertado para a falta de pesquisas e estudos que comprovassem a eficácia do remdesivir contra a covid-19.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou no fim de junho o estudo com o medicamento em 105 pacientes hospitalizados com pneumonia grave causada pelo novo coronavírus. A autorização foi solicitada pela empresa PPD Pesquisa Clínica.

O uso do remdesivir já foi autorizado em casos de emergência nos Estados Unidos e no Japão. Em sua recomendação, antes da autorização da Comissão com a aprovação dos 27 países europeus, a EMA propõe seu uso para adultos e adolescentes a partir de 12 anos que sofrem de pneumonia e precisam de oxigênio.

Na segunda-feira, 29, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS, na sigla em inglês) anunciou que os EUA compraram quase todo o estoque mundial de remdesivir.

De acordo com o HHS, a administração de Donald Trump fechou um “acordo incrível” com o laboratório Gilead, por 500 mil ciclos do medicamento nos próximos 3 meses.

A compra dos EUA é equivalente a 100% da produção projetada pelo laboratório para julho e 90% do total a ser produzido em agosto e setembro.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Elon Musk cogita parceria com Samsung para lançar celular com a marca ‘X’

Elon Musk deu a entender que pode estar considerando uma parceria com a Samsung para…

4 horas ago

Advent negocia adquirir participação minoritária na Fisher Investments

A Advent International está prestes a fechar um acordo para adquirir uma participação minoritária na…

5 horas ago

Desonerar salários é luta para depois da regulamentação da tributária, diz Alckmin

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que a desoneração de parte do salário dos trabalhadores será…

22 horas ago

EUA atacam radares Houthi no Iêmen após desaparecimento de marinheiro mercante

As forças armadas dos Estados Unidos lançaram uma série de ataques direcionados a locais com…

22 horas ago

Lula volta a criticar primeiro-ministro de Israel que quer ‘aniquilar palestinos’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou novamente a atuação do primeiro-ministro de…

23 horas ago

Desaprovação a Lula vai a 47% e iguala pior índice da série histórica, mostra Atlas

A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou o índice…

24 horas ago