Categories: Internacional

Terremoto no México deixa ao menos 1 morto; alerta de tsunami é emitido

Um terremoto de 7,5 graus na escala Richter registrado no centro e o sul do México nesta terça-feira, 23, causou pelo menos uma morte no município de Crucecita, localizado no Estado de Oaxaca e epicentro do tremor.

Autoridades dos Estados Unidos emitiram um alerta de tsunami para as costas do sul do México, Guatemala, El Salvador e Honduras após o registro do forte tremor.

O Serviço Sismológico Nacional (SMN) do México disse que o terremoto teve magnitude 7,5, e foi localizado a 12 quilômetros a sudeste de Crucecita, enquanto o Serviço Geológico Nacional dos EUA calculou uma magnitude 7,4.

O governador de Oaxaca, Alejandro Murat, informou que uma pessoa morreu e outra ficou ferida no desmoronamento de um edifício no Estado. Um hospital da região dedicado ao atendimento de pacientes com covid-19, doença causada pelo coronavírus, sofreu danos estruturais devido ao terremoto e precisou ser esvaziado

O alerta emitido pelo Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico abrange um raio de mil quilômetros ao redor do epicentro do terremoto.

O centro informou que “ondas perigosas” de até três metros podem atingir qualquer lugar a menos de 1.000 quilômetros nas próximas horas. Lembrou ainda que ondas mais altas que o normal são esperadas ao longo da costa sul do México.

Ondas acima do normal também são esperadas no Equador, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e Peru, segundo o instituto.

O centro advertiu que os tsunamis incluem várias ondas que podem chegar em intervalos de até uma hora. “A onda inicial pode não ser a maior. “O perigo pode persistir por muitas horas ou mais após a onda inicial”, apontou.

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) também emitiu nesta terça-feira um alerta de ameaça de tsunami no Pacífico.

A agência, que faz parte do governo dos EUA, recomendou que as autoridades locais dos países afetados atuassem para informar “as populações costeiras em risco de acordo com suas próprias avaliações, procedimentos e nível de ameaça”.

Os tremores também foram sentidos a 400 quilômetros de distância, na Cidade do México. De acordo com a imprensa local, não há relatos de mortos, feridos nem de danos em edifícios na capital.

Em 2017, a metrópole registrou um terremoto que matou mais de 300 pessoas e derrubou construções. COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Por Redação O Estado de S. Paulo

Estadão Conteúdo

Recent Posts

São Luís: Eduardo Braide tem 56,8% dos votos válidos e Duarte Júnior, 22,9%, diz AtlasIntel

Pesquisa AtlasIntel sobre o cenário eleitoral em São Luís (MA) divulgado neste sábado, 5, mostra…

9 horas ago

Governo obtém liminar e diz que bets autorizadas pelo Rio estão proibidas de atuar no País

A Justiça Federal do Distrito Federal (TRF1) atendeu a um pedido do governo federal e…

11 horas ago

Caixa usa banco de investimentos para ampliar ação na área de imóveis

A Caixa Econômica Federal abrirá uma nova frente de atuação no mercado imobiliário, indo além…

15 horas ago

Broches, camiseta, celular: confira o que é permitido e proibido neste domingo

Mais de 155 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo, 6, para escolher prefeitos…

17 horas ago

Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos

A Oi deu dois passos cruciais nos últimos dias para avançar no processo que busca…

21 horas ago

BNDES anuncia condições de apoio para novos leilões de concessão de rodovias federais em 2024

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta sexta-feira, 4, uma "extensão"…

2 dias ago