Categories: Internacional

Polícia britânica diz que ataque com faca no sul da Inglaterra foi ataque terrorista

A polícia britânica informou, na manhã deste domingo, que um ataque com faca que levou a três mortes e deixou outras três pessoas feridas no sul do país trata-se de um ataque terrorista. O ato ocorreu ontem à noite em um Forbury Gardens, um parque em Reading, localizado a oeste de Londres. O local era utilizado para as manifestações contra o racismo como o movimento “Vidas Negras Importam”. A polícia disse que os dois eventos não estão conectados.

Segundo a polícia britânica, um homem de 25 anos, que está sob custódia policial, é o único investigado pelo ataque. As autoridades britânicas disseram também que não elevariam o nível oficial de ameaça terrorista da Inglaterra de “substancial” – nível médio em uma escala de cinco graus, o que significa que um ataque terrorista é provável.. “Estou chocado e enojado que as pessoas percam a vida dessa maneira”, disse o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Inicialmente, a polícia disse que o caso não se tratava de um ataque terrorista, mas mudou sua abordagem neste domingo. A investigação será agora liderada pelo Policiamento Contra o Terrorismo do Sudeste, com o apoio da Polícia do Vale do Tâmisa – força local. “A motivação para esse ato horrível está longe de ser certa. Os policiais não encontraram nada que sugerisse que mais alguém estivesse envolvido nesse ataque”, disse o chefe de policiamento antiterrorista do Reino Unido, Neil Basu. “Não há informações específicas que sugiram que alguém que esteja frequentando locais lotados esteja em risco. Mas eu pediria ao público: esteja alerta, não fique alarmado quando sair em público”, afirmou o policial.

Desde novembro de 2019, o Reino Unido não registrava mortes relacionados a ataques terroristas. O último foi quando Usman Khan matou duas pessoas em um prédio na ponte de Londres, antes de ser baleado pela polícia. Fonte: Dow Jones Newswires

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Ex-diretora da Americanas chega ao Brasil e entrega passaporte à PF

A ex-diretora da Americanas Anna Christina Ramos Saicali, investigada por envolvimento na suposta fraude contábil…

2 horas ago

Elie Horn narra história de vida, negócios e filantropia em livro

Quando ainda era presidente do banco Itaú, Roberto Setúbal foi até o dono da Cyrela,…

2 horas ago

Em SP, 185 cidades têm apenas 10% da verba necessária para bancar despesas

Dos 645 municípios de São Paulo, 185 demonstram total dependência dos repasses feitos pelos governos…

13 horas ago

Ex-diretora da Americanas se entrega em Lisboa e deve chegar ao Brasil nesta 2ª

A ex-diretora da Americanas Anna Christina Ramos Saicali, que chegou a ter a prisão preventiva…

15 horas ago

Afluência abaixo da média, La Niña e aversão a risco aquecem preços de energia

O baixo volume de chuvas, a perspectiva de formação do fenômeno La Niña e um…

1 dia ago

Executiva da Americanas promete se entregar; CEO é solto

Investigada por envolvimento em fraudes contábeis de R$ 25,3 bilhões na Americanas, a ex-diretora da…

1 dia ago