As incorporadoras e construtoras Even (EVEN3) e Direcional (DIRR3) divulgaram na noite da última quinta-feira (9) suas prévias operacionais do primeiro trimestre de 2020.
A Even divulgou um volume de lançamentos de R$ 95 milhões no primeiro trimestre. O volume de vendas atingiu 256 milhões no trimestre, dos quais 42 milhões em lançamentos. A velocidade de vendas atingiu 12% no primeiro trimestre, quase metade à velocidade do quarto trimestre de 2019 (23%) e abaixo da velocidade do primeiro trimestre de 2019, que foi de 18%.
A Direcional lançou R$ 140 milhões no trimestre, número 64% menor do que o mesmo período de 2019. As vendas contratadas somaram R$ 298 milhões no trimestre, mostrando um aumento de 4% em relação ao primeiro trimestre de 2019, mesmo com os efeitos da paralisação.
A velocidade de vendas permaneceu estável em 13% no primeiro trimestre, levemente inferior à velocidade do trimestre anterior (14%) e a mesma reportada no 1T19.
Analistas esperam um impacto ligeiramente negativo no preço das ações (EVEN3 e DIRR3) no curto prazo. Os resultados operacionais de Even e Direcional já mostraram os primeiros impactos da quarentena do Covid-19: adiamento de lançamentos e desaceleração nas vendas devido ao fechamento dos stands de vendas devido à quarentena.
As prévias operacionais de ambas as empresas nos fazem acender o sinal amarelo sobre a expectativa de bons números para seus respectivos resultados trimestrais que devem ser divulgados em maio.
Na Even, os distratos representaram 21,8% das vendas brutas no trimestre, aproximadamente 1,5 vezes o percentual registrado no primeiro trimestre de 2019, que foi de 14,9%. Na Direcional, os distratos ficaram em R$ 64 milhões, redução de 30%, ante os 91 milhões no quarto trimestre do ano passado.
A paralisação começou há poucas semanas e a amostragem ainda é pequena. Porém, a tendência é que estes cancelamentos de vendas (distratos) aumentem no segundo trimestre de 2020. A classe média vinha se recuperando, mas muitos trabalhadores podem ter sua renda impactada durante o período.
A Direcional possui plataforma de vendas 100% digital, o que vem ajudando a minimizar o impacto do período de isolamento social. Já a Even teve um 2019 de retomada e vinha muito forte para 2020. Agora, as empresas do setor se veem obrigadas a adiar lançamentos devido ao fechamento dos stands de vendas devido à quarentena do Covid-19.
O principal catalisador das ações do setor será o comportamento do cancelamento de vendas que tanto afetou o setor no passado. Os primeiros sinais, pedidos de renegociação dos contratos e atrasos nos pagamentos, já começaram.
O Brasil tem a oportunidade de ser referência em pagamentos internacionais, assim como já é…
Lideranças do agronegócio estão indignadas com a decisão do Carrefour de boicotar a carne do…
A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) convocou empresários…
A Gol Linhas Aéreas anunciou o lançamento de uma nova rota que liga Curitiba (PR)…
A concessão rodoviária do Lote Nova Raposo (São Paulo) vai a leilão na próxima quinta-feira,…
O preço do barril do petróleo tipo Brent tende a cair de US$ 5 a…