Empresas

Even e Direcional divulgam resultado do primeiro trimestre de 2020

As incorporadoras e construtoras Even (EVEN3) e Direcional (DIRR3) divulgaram na noite da última quinta-feira (9) suas prévias operacionais do primeiro trimestre de 2020.

A Even divulgou um volume de lançamentos de R$ 95 milhões no primeiro trimestre. O volume de vendas atingiu 256 milhões no trimestre, dos quais 42 milhões em lançamentos. A velocidade de vendas atingiu 12% no primeiro trimestre, quase metade à velocidade do quarto trimestre de 2019 (23%) e abaixo da velocidade do primeiro trimestre de 2019, que foi de 18%.

A Direcional lançou R$ 140 milhões no trimestre, número 64% menor do que o mesmo período de 2019. As vendas contratadas somaram R$ 298 milhões no trimestre, mostrando um aumento de 4% em relação ao primeiro trimestre de 2019, mesmo com os efeitos da paralisação.

A velocidade de vendas permaneceu estável em 13% no primeiro trimestre, levemente inferior à velocidade do trimestre anterior (14%) e a mesma reportada no 1T19.

Analistas esperam um impacto ligeiramente negativo no preço das ações (EVEN3 e DIRR3) no curto prazo. Os resultados operacionais de Even e Direcional já mostraram os primeiros impactos da quarentena do Covid-19: adiamento de lançamentos e desaceleração nas vendas devido ao fechamento dos stands de vendas devido à quarentena.

As prévias operacionais de ambas as empresas nos fazem acender o sinal amarelo sobre a expectativa de bons números para seus respectivos resultados trimestrais que devem ser divulgados em maio.

Na Even, os distratos representaram 21,8% das vendas brutas no trimestre, aproximadamente 1,5 vezes o percentual registrado no primeiro trimestre de 2019, que foi de 14,9%. Na Direcional, os distratos ficaram em R$ 64 milhões, redução de 30%, ante os 91 milhões no quarto trimestre do ano passado.

A paralisação começou há poucas semanas e a amostragem ainda é pequena. Porém, a tendência é que estes cancelamentos de vendas (distratos) aumentem no segundo trimestre de 2020. A classe média vinha se recuperando, mas muitos trabalhadores podem ter sua renda impactada durante o período.

A Direcional possui plataforma de vendas 100% digital, o que vem ajudando a minimizar o impacto do período de isolamento social. Já a Even teve um 2019 de retomada e vinha muito forte para 2020. Agora, as empresas do setor se veem obrigadas a adiar lançamentos devido ao fechamento dos stands de vendas devido à quarentena do Covid-19.

O principal catalisador das ações do setor será o comportamento do cancelamento de vendas que tanto afetou o setor no passado. Os primeiros sinais, pedidos de renegociação dos contratos e atrasos nos pagamentos, já começaram.

Redação Mercado News

Recent Posts

País pode virar referência em pagamentos internacionais com uso de cripto, dizem especialistas

O Brasil tem a oportunidade de ser referência em pagamentos internacionais, assim como já é…

18 horas ago

Deputado do agro quer comissão externa para ‘colocar dedo na ferida’ do Carrefour

Lideranças do agronegócio estão indignadas com a decisão do Carrefour de boicotar a carne do…

19 horas ago

Federação de Hotéis e Restaurantes de SP organiza boicote ao Carrefour

A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) convocou empresários…

1 dia ago

Gol anuncia nova rota semanal entre Curitiba e Maringá

A Gol Linhas Aéreas anunciou o lançamento de uma nova rota que liga Curitiba (PR)…

2 dias ago

Governo de SP prevê R$ 1,3 bi em segurança viária para concessão da Nova Raposo

A concessão rodoviária do Lote Nova Raposo (São Paulo) vai a leilão na próxima quinta-feira,…

2 dias ago

Petróleo pode cair de US$ 5 a US$ 9 em 2025 com grande oferta e problemas da demanda

O preço do barril do petróleo tipo Brent tende a cair de US$ 5 a…

2 dias ago