O Japão colocou em órbita outro satélite de coleta de informações. O lançamento ocorreu no Centro Espacial de Tanegashima em Kagoshima, no sul do país, às 10h34 da manhã deste domingo (9).
O H2A (foguete que transportou o satélite) descartou um foguete auxiliar e um dos propulsores à medida que ascendia, e colocou com sucesso o satélite com tecnologia óptica em órbita da Terra cerca de 20 minutos depois.
Os satélites de coleta de informações do governo podem tirar fotos da Terra que são usadas, principalmente, para monitorar locais de lançamento de mísseis na Coreia do Norte e para avaliar os danos após desastres naturais.
Segundo o centro do governo envolvendo satélites, já estão em operação 7 equipamentos de coleta de informações. Dois deles são satélites com tecnologia óptica e tiram fotos de alvo em terra durante o dia. Os outros cinco são satélites que usam radar para tirar fotos mesmo à noite ou em condições meteorológicas precárias.
Até agora, o governo japonês gastou mais de 12,7 bilhões de dólares para operar os satélites e um montante adicional de 318 milhões de dólares para desenvolver este último satélite.
*Emissora pública de televisão do Japão
O TikTok planeja encerrar a operação nos Estados Unidos no dia 19 de janeiro, um…
A Azul e a Gol informaram, por meio de fato relevante, que a Abra e…
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai destinar, por meio da subscrição…
A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) estima que a Petrobras deverá investir…
As tarifas de gás natural da Naturgy, no Rio de Janeiro, terão uma redução média…
A BlackRock teve lucro líquido de US$ 1,67 bilhão no quarto trimestre de 2024, 21%…