Economia

Copom pode reduzir taxa de juros para 4,25% ao ano

A primeira reunião de 2020 do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve manter o processo de redução da taxa de juros Selic. As expectativas são de uma queda de 0,25 ponto percentual, baixando os juros para 4,25% ao ano. Apesar de os juros estarem em sua mínima histórica, novas baixas se justificam devido à queda da inflação, à baixa dos preços das commodities e da desaceleração do ritmo de atividade. Produção industrial e inflação mostram que a temperatura da economia está baixa.

Dois números que saíram nesta terça-feira (4) confirmam essa avaliação. A produção da indústria nacional caiu 1,1% em 2019, informou o IBGE. A queda vem após a produção da indústria ter crescido 1% em 2018 e ter avançado 2,5% em 2017. Segundo o IBGE, o mês de dezembro foi fraco, com a produção caindo 0,7% em relação a novembro e 1,2% em relação a dezembro de 2018.

A principal responsável pela queda da produção foi a indústria extrativa. A atividade encolheu 12,2%, devido principalmente à queda da produção do minério de ferro em decorrência da tragédia em Brumadinho, ocorrida em janeiro de 2019. Segundo o IBGE, se o setor extrativo fosse retirado do cálculo, a variação da produção industrial teria sido levemente positiva, com uma alta de 0,2% no ano.

No entanto, a extração mineral não foi o único setor a mostrar resultados ruins. Das 24 atividades pesquisadas, 16 tiveram queda no ano. A avalição é que a produção industrial está sendo prejudicada pelas incertezas no ambiente externo e também pela situação ruim do mercado de trabalho doméstico, que vem afetando a demanda.

A inflação também mostra sinais de desaceleração. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) desacelerou para 0,29% em janeiro após ter subido 0,94% em dezembro, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ligada à Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo.

Os preços do grupo Alimentação, que é importante no índice, subiram 0,60% em janeiro após terem avançado 2,96% em dezembro. No item Despesas Pessoais, a Fipe registrou uma deflação (queda de preços) de 0,49% em janeiro, após ter subido 0,36% em dezembro. O IPC mede a inflação para as famílias que moram na cidade de São Paulo e têm renda de um a dez salários mínimos.

Redação Mercado News

Recent Posts

Haddad e Padilha deixam residência oficial do Senado após reunião com Pacheco

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, saiu da residência oficial do Senado após se reunir…

23 minutos ago

Birôs de crédito suspenderão negativação de dívidas no RS por 60 dias, diz ANBC

A Associação Nacional de Birôs de Crédito (ANBC) informou nesta quinta-feira, 16, que os birôs…

2 horas ago

Receita: declarações (DCTFWeb) a serem prestadas pelas empresas podem ser retificadas sem multa

A Receita Federal esclareceu que as Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFWeb/eSocial) a…

2 horas ago

Agricultura autoriza comércio interestadual de produtos de origem animal do RS

O Ministério da Agricultura autorizou o comércio interestadual de produtos de origem animal de indústrias…

2 horas ago

AIG venderá 20% da Corebridge para a Nippon Life por US$ 3,8 bilhões

A gigante de seguros American International Group (AIG) fechou um acordo para vender uma participação…

3 horas ago

Randolfe diz que líderes e Pacheco querem votar desoneração na terça-feira ou na quarta-feira

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), confirmou que o Senado deve…

5 horas ago