Press "Enter" to skip to content

Resiliência da economia destaca produtividade no home office

O economista Daniel Xavier Francisco, do Banco ABC Brasil (ABCB4), avalia que a melhora de processos, o uso intensivo de TI e os ganhos de produtividade no home office estão por trás da resiliência da economia brasileira neste início de ano, apesar das restrições sociais provocadas pela segunda onda da pandemia.

“Foi surpreendente o desempenho dos indicadores de atividade econômica em março, no Brasil. Ainda que todos os grandes setores (serviços, comércio e indústria) tenham registrado quedas no mês, em função dos efeitos adversos da ‘segunda onda’, a sua performance no primeiro trimestre foi até animadora”, escreve Francisco em análise divulgada nesta sexta-feira (14).

Ele ressalva que a retomada pós-Covid continua penalizando atividades que envolvem circulação de pessoas, como turismo e lazer, mas isso tende a melhorar a partir da reabertura da economia.

A visão do economista do ABC Brasil vem na esteira do recálculo dos prognósticos para o desempenho da economia brasileira, após a divulgação do IBC-Br, indicador calculado pelo Banco Central (BC) que funciona como uma prévia do PIB. O indicador referente a março mostrou um crescimento de 5,39% ante março de 2020.