Press "Enter" to skip to content

Há riscos em transição de política monetária dos EUA, avalia Verde Asset

A transição da política monetária dos Estados Unidos, com o Federal Reserve possivelmente acelerando a redução dos estímulos injetados na economia, é um processo “complicado e sujeito a riscos”, segundo avaliação da Verde Asset, do renomado gestor Luis Stuhlberger.

Em carta, a equipe da gestora observa que o Fed parece estar reconhecendo que a inflação passou do razoável, inclusive com implicações políticas para o governo Biden. O banco central americano atualiza a política monetária dos EUA nesta quarta-feira (15), sob crescente expectativa de diminuição do plano de compras de ativos no mercado.

“Até aqui o mercado parece indicar que a extensão desse processo não será longa e está muito sujeita a erros, e a curva americana de juros teve um flattening [achatamento] importante, com os juros curtos subindo, mas os longos caindo. Esse processo nos surpreendeu, dado que o nível terminal da taxa americana (ainda) nos parece baixo demais”, escreve o time da Verde Asset.

A respeito da variante Ômicron do coronavírus, a gestora acredita “que devemos ver algo similar ao que transcorreu com a variante Delta: uma forte onda de novos casos, mas sem grande severidade nem pressão nos sistemas hospitalares”.

Em novembro, o reconhecido Fundo Verde caiu 0,24%, enquanto o CDI proporcionou um retorno de 0,59%. No acumulado do ano, o resultado do fundo é negativo em 3,19%, contra alta de 3,60% do benchmark.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.