Categories: Economia

Alckmin reforça que governo só irá comentar tarifas dos EUA para aço após anúncio oficial

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reforçou nesta segunda-feira, 10, que o governo só irá comentar a decisão de Donald Trump de impor tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio após o anúncio oficial. Alckmin repetiu que a relação comercial dos Estados Unidos com o Brasil é de ‘ganha-ganha’, ao defender o diálogo.

O presidente americano prometeu tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para os Estados Unidos, repetindo o movimento do seu primeiro mandato como presidente, em 2018.

“Vamos aguardar, não devemos comentar expectativa, comentamos fatos”, disse o vice-presidente brasileiro, ressaltando que até agora não há “nenhum fato” sobre imposto de importação e também mencionado que há 200 anos de relação entre Brasil e EUA.

O Broadcast mostrou mais cedo que a orientação do Planalto aos auxiliares de Lula foi de discrição sobre o assunto. As declarações dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad foi na mesma linha: a de aguardar a medida concreta dos americanos.

Por Renan Monteiro

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Xi Jinping se irrita com acordo portuário no Panamá que Trump celebrou como vitória

O líder chinês, Xi Jinping, está irritado com a venda de portos do Canal do…

27 minutos ago

Qualicorp fecha acordo de leniência com a AGU e vai pagar R$ 44 milhões à União

Após quatro anos de negociações, a operadora de planos de saúde Qualicorp fechou acordo de…

1 hora ago

Veloe: Combustíveis ficam quase estáveis na primeira quinzena de março

Os preços dos combustíveis no Brasil fecharam a primeira quinzena de março praticamente estáveis em…

2 horas ago

Latam antecipa início de voos em Ribeirão Preto e Noronha após suspensão da Voepass

A Latam antecipou a estreia com voos próprios em Ribeirão Preto (SP) e Fernando de…

3 horas ago

ANTT abre processo para novo controle da concessão Eco101, com leilão previsto para junho

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou a abertura do processo competitivo para definir…

3 horas ago

Brasil bate recorde de abate de bovinos, frangos e suínos em 2024

Os produtores brasileiros abateram um recorde de 39,27 milhões de cabeças de bovinos sob algum…

4 horas ago