Se o Pix domina nos pagamentos de pessoas físicas, entre as empresas a preferência ainda é pelo boleto bancário. Segundo pesquisa feita pela Qive (antes conhecida por Arquivei) com apoio da Endeavor, o boleto bancário é o método de pagamento usado com maior frequência por 65% das empresas brasileiras, à frente do Pix, com 33%, e do cartão de crédito, que tem apenas 2% das preferências.
A preferência pelo boleto é atribuída a questões como segurança e compatibilidade com os sistemas, segundo o estudo da Qive, que é uma plataforma de gestão de documentos fiscais e financeiros. A pesquisa aponta que o boleto oferece comprovantes mais padronizados e rastreáveis. Além disso, o processo de pagamento tem múltiplas aprovações, de modo a reduzir riscos, e permite mais tempo para revisão e aprovação diante do alto volume de transações. Para completar, alguns sistemas de gestão empresarial não possuem integração completa com o Pix.
A pesquisa ouviu 400 empresas de todas as regiões do Brasil entre os dias 23 de setembro e 18 de outubro de 2024. As companhias são dos mais diversos setores – incluindo serviços, alimentação, tecnologia, saúde e indústria – abrangendo desde microempresas a grandes empresas, com faturamento acima de R$ 300 milhões.
Por Eduardo Laguna
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta quarta-feira, 22, que o próximo relatório…
O Grupo CPFL vai substituir até 2029 medidores de energia por equipamentos digitais e mais…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira, 21, que as tarifas que…
Emitido na segunda-feira, 20, a Vivara anunciou o nome de Elias Leal Lima como novo…
A Natura anunciou nesta terça-feira, 21, que está reafirmando seus compromissos com práticas de sustentabilidade…
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu foi reinaugurado após 15 meses de obras. Com…