O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu foi reinaugurado após 15 meses de obras. Com investimentos próximos a R$ 390 milhões, a capacidade de movimentação de passageiros dobrou, indo de dois milhões para quatro milhões por ano.
O projeto do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu está sob concessão da CCR Aeroportos. O investimento na requalificação foi financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“A modernização que fizemos inaugura um novo tempo para o turismo e a economia de Foz do Iguaçu e toda a região do Oeste paranaense”, avalia o CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo.
Além das melhorias na infraestrutura do terminal, a CCR Aeroportos está finalizando o processo de homologação da extensão da pista de pousos e decolagens, que deverá estar apta à operação em abril.
Com isso, a área útil da pista passa dos atuais 2.194 metros para 2.858 metros, a maior da região Sul do Brasil, o que permite receber voos de rotas mais longas e ou aeronaves maiores.
“A nova estrutura, tanto no terminal de passageiros quanto na pista de pousos e decolagens, abre um mundo de novas possibilidades de negócios, seja para a atração de voos com aeronaves de maior parte ou instalação de novos serviços no aeroporto”, disse Fabio Russo.
As obras também contemplam uma nova área de check-in, nova sala de embarque internacional conectada às aeronaves por pontes de embarque, ampliação da sala de embarque doméstico em 700 m², três novos pátios, com capacidade para até 13 aeronaves e a construção de um novo terminal de cargas.
Outra mudança é a ampliação do comércio de alimentos e bebidas voltados para os passageiros. Antes da concessão eram dois os estabelecimentos. Agora, entre os já em operação e os contratos assinados, são 20.
As receitas acessórias alcançadas com os aluguéis estão entre as estratégias para garantir a saúde financeira das concessionárias. Com 17 aeroportos, a CCR conseguiu acordos vantajosos para instalação de marcas, com contratos que incluem a presença em mais de um aeródromo.
“Nos dedicamos a buscar métodos construtivos e um modelo de gestão eficientes, sem luxo, mas que garantem conforto para os passageiros e os nossos colaboradores”, afirma o CEO da CCR Aeroportos.
*O repórter viaja a convite da CCR Aeroportos
Por Luiz Araújo*
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