Categories: Empresas

Haddad reitera preocupação do governo com fake news e alerta sobre novas notícias falsas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a discussão para regulação de big techs e multinacionais é fruto de um acordo internacional. Ele reiterou, no entanto, que a maior preocupação do governo é com a propagação de fake news e alertou para o alinhamento das plataformas digitais com a extrema direita que, segundo ele, é um fator que contribuirá para a disseminação de notícias falsas.

“Aquilo é uma orientação da OCDE, não é nem do Brasil. Todo mundo está se organizando em torno da regulação, tanto das big techs quanto das multinacionais. A questão das multinacionais o Congresso já se manifestou, agora falta a questão das big techs. Mas isso é um acordo internacional em torno do problema”, disse a jornalistas ao deixar a sede da Fazenda.

Na semana passada, o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) mostrou que o governo articula uma reação em quatro frentes como resposta às mudanças anunciadas pela empresa Meta em relação à checagem de fatos nos Estados Unidos.

Haddad relembrou que foi alvo de um deep fake na semana passada. O vídeo com a imagem de Haddad em conversa com jornalistas na saída da sede da Fazenda foi alterado para trazer declarações mentirosas sobre a criação de novos impostos.

Ele disse que nesta terça, mais uma vez, uma notícia falsa simulando o cabeçalho de um site de notícias circulou com a informação mentirosa de que o governo criaria uma taxa ambiental sobre veículos com mais de 20 anos de uso.

“Já estou prevenindo vocês que parece que depois desse alinhamento das big techs com a extrema direita nós vamos ter efetivamente dias difíceis pela frente. E isso consome energia do governo, consome energia do Estado, funcionários públicos e tudo mais para combater um tipo de barbaridade que, na minha opinião, com esse alinhamento com o fascismo deve acontecer mais. Então existe uma extrema direita hoje organizada no mundo, com um poder de fogo bastante grande e isso é muito delicado para a democracia”, afirmou Haddad.

Por Fernanda Trisotto

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Biden assina decreto para acelerar desenvolvimento de IA nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou nesta terça-feira, 14, um decreto ambicioso que…

4 horas ago

Abraciclo estima alta de 7,5% na produção de motos em 2025, com 1,8 mi de unidades

A Abraciclo, associação que representa as montadoras do polo industrial de Manaus (AM), onde estão…

4 horas ago

Meta cortará 5% da equipe, enquanto Zuckerberg diz que vai elevar exigências de desempenho

A Meta planeja cortar 5% de seus trabalhadores com base no desempenho nos Estados Unidos…

6 horas ago

Importação da indústria têxtil brasileira salta 14,7% e exportação cai 4,9% ante 2023, diz Abit

As importações da indústria têxtil brasileira somaram US$ 6,641 bilhões em 2024, alta de 14,7%…

6 horas ago

Setor têxtil e de confecção faturou 7% mais em 2024 ante 2023, aponta Abit

O setor têxtil e de confecção no Brasil faturou R$ 215 bilhões em 2024, alta…

6 horas ago

Embraer informa que Força Aérea Uruguaia comprou cinco A-29 Super Tucano

A Embraer anunciou nesta terça-feira, 14, que a Força Aérea Uruguaia (FAU) e o Ministério…

6 horas ago