Categories: Empresas

Setor portuário diz que reforma elevará carga tributaria em 12 pontos e afetará competitividade

A reforma tributária, se aprovada nos moldes atuais, deve elevar a carga tributária do setor portuário em cerca de doze pontos porcentuais, chegando a 26,5%. O cálculo é da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), que prevê um impacto negativo desse aumento na competitividade do setor.

Atualmente, os serviços portuários e logísticos estão sujeitos ao pagamento de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), cuja alíquota máxima é de 5%, assim como de PIS e Cofins, cuja alíquota é de 9,25%. Com a reforma, são estimados 17,7% do IBS e 8,8% da CBS para os setores.

O setor portuário representa mais de 96% do fluxo do comércio internacional, destaca o diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa. “Há preocupações sobre como o IBS será implementado, as alíquotas que serão aplicadas, e se os serviços portuários serão adequadamente contemplados na reforma, de modo a garantir que o setor mantenha sua competitividade”, afirma o executivo.

A ATP reúne 35 empresas de grande porte e congrega 69 Terminais Privados do País. Juntas, as associadas movimentam 60% da carga portuária brasileira e respondem pela geração de 47 mil empregos diretos e indiretos.

Outro ponto de atenção, segundo a associação, é a extensão da imunidade aplicada às exportações para os serviços de transporte internacional e às operações antecedentes equivalentes, como, por exemplo, o transporte de cabotagem anterior à exportação de mercadorias.

Simplificação

Por outro lado, a entidade avalia que há pontos positivos já contemplados na proposta, principalmente a de simplificação do modelo de tributação. Outra medida acertada, na avaliação da ATP, é a previsão, para fins de incidência do IBS e da CBS, do local da prestação dos serviços portuários e do local da entrega ou disponibilização do bem ao destinatário para os serviços de transporte de carga.

“Esse dispositivo garante a arrecadação dos recursos necessários às prefeituras dos municípios portuários, possibilitando investimentos em infraestrutura e urbanismo, essenciais para o funcionamento eficiente dos portos”, avalia Barbosa.

Por Elisa Calmon

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Estados e municípios contratam R$ 19 bi do BB em crédito com garantia em 2024

O Banco do Brasil concedeu R$ 19 bilhões em crédito para Estados e municípios em…

11 horas ago

BNDES aprova R$ 246 milhões em garantias à CS Infra no Porto de Aratu

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta quinta-feira, 9, ter aprovado…

11 horas ago

Chinesa Country Garden propõe acordo para reduzir dívida offshore em até US$ 11,6 bi

A incorporadora imobiliária chinesa Country Garden propôs nesta quinta-feira, 9, um acordo aos seus credores…

11 horas ago

Mara Gabrilli critica decisão da Meta de permitir associação de LGBTQI+ a ‘doenças mentais’

A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), integrante do Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas…

12 horas ago

Servidora Ludimila da Silva é a primeira na ordem de nomeação de diretores substitutos da Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quinta-feira, 9, que a servidora Ludimila…

12 horas ago

Lula diz que cidadãos não podem ferir soberania dos países, após Meta anunciar fim checagem

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que fará uma reunião nesta…

13 horas ago