Categories: Empresas

Ministério vai avaliar ‘pequena ampliação’ de passageiros no Santos Dumont a pedido da Infraero

O Ministério de Portos e Aeroportos vai avaliar, em 2025, a possibilidade de promover a “pequena ampliação” na movimentação de passageiros no Aeroporto do Santos Dumont (Rio de Janeiro). Contudo, até o momento não há nenhuma alteração na portaria que trata sobre a limitação operacional do aeroporto carioca, segundo nota divulgada pela pasta.

A ampliação foi proposta pela Infraero, concessionária responsável pelo Santos Dumont. O ministério afirma que vai analisar a possibilidade de atender a solicitação “sem comprometer a qualidade dos serviços”. A avaliação atende também a uma orientação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em janeiro deste ano, começou a valer a resolução que restringe o número de passageiros no Santos Dumont. Um ano depois, a pasta de Portos e Aeroportos argumenta que é “importante avaliar a necessidade de a Infraero expandir suas fontes de receita”.

Além disso, afirma que, para o próximo ano, é “necessário desenvolver uma visão estratégica para fortalecer ainda mais a aviação no Estado do Rio de Janeiro, em colaboração com todos os atores envolvidos”.

Polêmica/b>

A medida dividiu opiniões desde o início das discussões, no ano passado. A linha contrária à restrição afirmava que a iniciativa era intervencionista e não garantiria uma transferência de demanda para o Galeão. Por outro lado, políticos cariocas defenderam a iniciativa como forma de equilibrar a movimentação entre os dois aeroportos da cidade.

Nesta quarta-feira, 4, após informações sobre uma possível flexibilização na restrição, o prefeito Eduardo Paes se manifestou nas redes sociais. “Não bastasse o impacto no Galeão e na economia do Rio, as restrições ambientais e no trânsito da região já são motivos mais do que suficientes para normas Estaduais e municipais serem aplicadas impedindo esse aumento”, publicou.

Disse ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silvia possui “enorme respeito pelos interesses do Rio”. Na época, o petista apoiou a posição do prefeito do Rio de Janeiro a favor da restrição.”

Na nota divulgada nesta quarta-feira, o Ministério de Portos e Aeroportos afirmou que “tem trabalhado desde o início para fortalecer as operações” no Galeão. Destaca ainda que, desde a implementação da medida, a movimentação de turistas nos aeroportos do Rio de Janeiro cresceu 4,5%, enquanto a movimentação de cargas aumentou 25%.

Por Elisa Calmon e Luiz Araújo

Estadão Conteúdo

Recent Posts

BNDES: empréstimos a fornecedores do SUS em 2024 foram de R$ 97 mi a 3 empresas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta sexta-feira, 3, ter concedido…

12 horas ago

AGU fecha acordos com Gol e Azul para regularizar dívidas de R$ 7,5 bilhões

A Advocacia-Geral da União (AGU) firmou acordos com as aéreas Gol e Azul para regularizar…

13 horas ago

Biden confirma veto à compra da U.S. Steel pela japonesa Nippon Steel

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, emitiu decreto nesta sexta-feira, 3, no qual proíbe…

15 horas ago

Vendas da Tesla na China voltam a cair no confronto anual de dezembro

As vendas da Tesla na China caíram em dezembro, enquanto as montadoras locais continuaram a…

16 horas ago

Lula sanciona lei que autoriza criação de subsidiária da NAV Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 15.083 que autoriza…

17 horas ago

China expande programa de subsídios ao consumidor para incluir eletrônicos como smartphones

A China expandirá seu programa de subsídios ao consumidor para incluir smartphones, tablets e smartwatches,…

18 horas ago