Categories: Política

PT cancela filiação de Pablo Marçal e ex-coach fala em ‘manipulação desesperada’

O PT informou nesta quinta-feira, 28, que cancelou o registro de filiação do influenciador Pablo Marçal ao partido. Segundo o sistema oficial do Tribunal Superior Eleitoral, Marçal, que disputou a eleição a prefeito de São Paulo pelo PRTB, foi filiado à sigla de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 29 de setembro, em plena campanha eleitoral. Apesar de o partido informar que a filiação foi cancelada, o TSE ainda aponta Marçal como integrante do PT.

O ex-coach disse, por meio da assessoria de imprensa, que procurará a Justiça para anular a filiação. “Certamente é uma manipulação orquestrada pra me tirar da pesquisa dessa semana. Estão desesperados com meu crescimento e querem eliminar a concorrência para 2026”, acrescentou. O caso foi revelado pelo portal Metrópoles e confirmado pelo Estadão.

Segundo o PT, os dados pessoais de Pablo Marçal foram inseridos em uma plataforma aberta de filiações ao partido. A sigla disponibiliza um site para que os interessados se filiem ao partido de forma totalmente online. Basta informar nome completo, título de eleitor com zona e seção, CPF, data de nascimento, endereço completo, e-mail e número de telefone. O banco de dados do TSE disponibiliza todas essas informações sobre Marçal, pois ele foi candidato em 2022 e em 2024.

O influenciador terminou em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de São Paulo, com 28,14% dos votos. Ele fez uma campanha marcada por ataques a Ricardo Nunes (MDB) e a Guilherme Boulos (PSOL), candidato apoiado pelo PT. Marçal insinuou falsamente, ao longo de toda campanha, que o psolista era usuário de cocaína.

O bom desempenho de Marçal na eleição paulistana despertou interesse de outras siglas. O influenciador, que já declarou interesse em se candidatar a presidente ou a governo de São Paulo em 2026, negocia sua filiação ao União Brasil, como mostrou o Estadão. Marçal e Antonio Rueda, presidente nacional da legenda, confirmaram que há conversas sobre o assunto. Os dois, porém, evitam cravar que já haja qualquer alinhamento, embora um aliado do ex-coach estipule até um período para que a filiação aconteça: o primeiro semestre do ano que vem.

Por Pedro Augusto Figueiredo

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Presidente eleito do Uruguai se reúne com Lula e fala em otimismo sobre Mercosul-UE

O presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, visitou o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula…

2 horas ago

Caminho do ajuste fiscal não tem volta, afirma presidente do Conselho do Bradesco

O caminho do ajuste fiscal não tem volta, afirmou nesta sexta-feira, 29, o presidente do…

2 horas ago

BNDES assina financiamento de R$ 10,65 bilhões para obras de infraestrutura em São Paulo

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou nesta sexta-feira, 29, o financiamento…

3 horas ago

Adversários de Lula, Tarcísio e Nunes falam em parcerias com o Planalto

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito da capital paulista,…

4 horas ago

Gol solicitará autorização ao tribunal de NY para acordos com PGFN e RF sobre débitos fiscais

A companhia aérea Gol informou nesta sexta-feira, 29, que irá solicitar ao Bankruptcy Court for…

6 horas ago

Petrobras limita em 50% cota em produção de etanol

O diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, disse nesta quinta, 28,…

7 horas ago