O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, vai assinar amanhã, dia 17, com uma delegação chinesa, um acordo junto com a empresa chinesa State Grid, para transferência de tecnologia. A intenção é modernizar o parque elétrico brasileiro e beneficiar instituições de ensino e órgãos governamentais. O negócio foi costurado durante o G20 Energia, realizado em Foz do Iguaçu, em outubro.
Segundo o ministério, a transferência de tecnologia deve ocorrer tanto na transmissão como na geração e distribuição. A State Grid Corporation of China (SGCC) é uma das maiores empresas de energia elétrica do mundo e pertence ao governo chinês. A empresa é conhecida pela sua tecnologia avançada em transmissão de ultra-alta tensão, permitindo a distribuição de eletricidade por longas distâncias com eficiência.
Além da State Grid, outras empresas chinesas devem participar. De acordo com o documento preliminar, “o objetivo é estabelecer o compromisso entre as partes para estimular e dar apoio à cooperação nos campos da ciência e tecnologia, com objetivo de implementar ações para promover o desenvolvimento e a inovação.
Além do MME, assinam o documento o Operador Nacional do Sistema (ONS) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), entre outros.
Por Denise Luna
São Paulo, 16/11/2024 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa neste domingo, 17,…
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, expressou "profunda preocupação" com o apoio da China…
Sem citar o xingamento da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, contra o bilionário norte-americano…
O gás natural previsto para importação de Vaca Muerta, na Argentina, está com custo projetado…
O bilionário norte-americano Elon Musk reagiu neste sábado, 16, ao xingamento feito contra ele pela…
A modelo Logina Salah, eleita Miss Egito em 2024, é uma das selecionadas para concorrer…