A receita obtida pela Cemig com o fornecimento bruto de energia elétrica subiu 5,21% no terceiro trimestre de 2024. A empresa obteve R$ 8,55 bilhões nesta linha de julho a setembro. Em igual etapa do ano passado, foram R$ 8,13 bilhões.
A companhia destacou o desempenho do consumo residencial, na qual somou 3.449.635 megawatt-hora (MWh) de julho a setembro deste ano. O montante é 9,04% acima do observado em igual etapa do ano passado.
Segundo a companhia, a alta está relacionada principalmente ao aumento de 2,9% na quantidade de consumidores; à alta de 3,1% no consumo médio mensal por consumidor (passando de 124,9 kWh/mês no terceiro trimestre de 2023 para 128,8 kWh/mês no terceiro trimestre de 2024); às temperaturas acima da média; e à “melhora nos indicadores econômicos relacionados à renda e emprego em Minas Gerais”.
A empresa ponderou, no entanto, que a indústria teve redução de 9,14% na mesma base de comparação. A diminuição, no entanto, estaria relacionada à migração desses consumidores do mercado regulado para o mercado livre, no qual escolhem seus fornecedores.
Na frente rural, por conta do volume de chuvas abaixo da média histórica, o consumo das unidades irrigantes cresceu, levando a uma alta de 10,63% no volume de energia faturada para os consumidores dessa classe na comparação com o mesmo período de 2023.
Por Ludmylla Rocha
A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…
A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…
A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…