A indústria de automóveis aguarda a publicação nos próximos dias da regulamentação final do Mover, como é chamado o programa de incentivos a montadoras lançado no fim do ano passado. São aguardadas definições de metas de eficiência energética e de reciclagem dos componentes dos carros a serem observadas pelas montadoras para que os carros paguem menos impostos. Carros menos poluentes vão pagar alíquotas mais baixas.
Presidente da Anfavea, a associação das montadoras, Márcio de Lima Leite disse hoje que não sabe exatamente a data, mas que recebeu do vice-presidente Geraldo Alckmin, que também chefia o ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a garantia de que a regulamentação sai “nos próximos dias”.
Segundo Leite, há grande expectativa dos fabricantes pela publicação da regulamentação, já que as empresas precisam conhecer as regras para levar adiante o ciclo de investimentos, que passa de R$ 130 bilhões.
Durante a apresentação dos resultados do setor referentes a outubro, o presidente da Anfavea falou também que a entidade tem sido cautelosa nas previsões para o ano que vem, a serem divulgadas em dezembro, em razão do aumento dos juros.
A expectativa no mercado é de que os juros de referência, a Selic, subam 0,5 ponto porcentual ao fim, nesta quarta, da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
“Quando falamos a médio prazo, há, sim, uma grande preocupação com a taxa de juros. Taxa de juros elevada não combina com a indústria. Naturalmente há um arrefecimento da indústria”, comentou Leite.
Por Eduardo Laguna
Com o fim das divulgações dos números das principais varejistas de alimentos listadas na B3…
A GM demitiu cerca de 1.000 funcionários em todo o mundo, cortando custos enquanto tenta…
Com o maior crescimento de carteira entre os grandes bancos de capital aberto, o Banco…
As bolsas da Europa fecharam, majoritariamente, em queda nesta sexta-feira, em meio ao clima de…
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou…
O atual diretor de política monetária e futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse…