Categories: Empresas

Carrefour tem lucro líquido de R$ 221 Mi no 3º trimestre, alta de 67,4% ante um ano antes

O Carrefour registrou lucro líquido controladores de R$ 221 milhões no terceiro trimestre de 2024, alta de 67,4% ante o mesmo período do ano passado. Já o mesmo indicador ajustado do controlador praticamente dobrou (94,6%), passando de R$ 212 milhões para R$ 412 milhões, com a ajuda de menores juros de empréstimos intercompany e de carga tributária.

O diretor vice-presidente de Finanças (CFO) do Grupo Carrefour Brasil, Eric Alencar, reforçou que o resultado veio mesmo após os questionamentos do mercado sobre o impacto do parcelamento de compras na rede Atacadão em três vezes, divulgado no último trimestre. “Fomos questionados em relação a isso, mas agora entregamos um lucro que é mais que o dobro do que o mercado esperava. Nada melhor do que os números para comprovar que as nossas teses estavam certas”, disse. Ele reforçou que o parcelamento atingiu um teto de despesas financeiras, sem prejudicar a rentabilidade da companhia.

O Ebitda ajustado somou R$ 1,5 bilhão no intervalo de julho a setembro, avanço anual de 5%, enquanto a margem Ebitda foi de 5,7%, em linha com o mesmo período de 2023. De acordo com o Alencar, o resultado captura efeitos positivos da alavancagem operacional por crescimento de vendas, sinergias de custos materializadas e maturidade de lojas convertidas.

A receita líquida consolidada das vendas das lojas, por sua vez, foi de R$ 28,369 bilhões, alta de 5,1%.

O varejo teve alta nas vendas em mesmas lojas de 7,6% no segmento alimentar e desempenho positivo de 6,2% no não alimentar, desconsiderando a venda dos postos de gasolina. As vendas totais, porém, caíram 7,9% na comparação anual, em função da redução de 22% na área de vendas.

As vendas do Atacadão totalizaram R$ 21,4 bilhões, 8,3% acima do que foi visto um ano antes, impulsionadas pelo crescimento das vendas em mesmas lojas de 5,6% e expansão de 2,4%, com adição de 13 novas lojas de atacarejo nos últimos 12 meses. As antigas lojas do Grupo BIG transformadas na bandeira do Atacadão foram responsáveis por 12% das vendas do segmento e apresentaram um crescimento em mesmas lojas de 14% no trimestre.

No Banco Carrefour, o faturamento somou R$ 17 bilhões no trimestre, alta de 13,9% na comparação anual. Contudo, o Ebitda ajustado do segmento cresceu apenas 0,9%. Segundo o CFO, a combinação de menor despesas e inadimplência foram as estratégias adotadas pela empresa para compensar os impactos da nova regulamentação de teto de taxa juros (Resolução 5.112/2023).

Já a vertical de clube da empresa (Sams Club) alcançou R$ 1,5 bilhão em vendas líquidas, alta de 17% ante o terceiro trimestre de 2023. O Ebitda ajustado do segmento foi de R$ 3 milhões, enquanto o lucro bruto somou R$ 306 milhões.

Por Talita Nascimento e Júlia Pestan

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Renan Filho: governo analisa 4 repactuações de rodovias, encaminhou 8 para o TCU e reprovou 2

O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…

50 minutos ago

Claro lança oferta de celular para fisgar público que ainda não aderiu ao 5G

A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…

1 hora ago

Carrefour diz que veto à venda de carne do Mercosul vale só para lojas da França

O Carrefour França afirmou, em nota oficial, que o veto à venda de carnes do…

2 horas ago

Apple propõe investimento de US$ 100 milhões na Indonésia para suspender proibição do iPhone 16

A Apple ofereceu um investimento de US$ 100 milhões na Indonésia para os próximos dois…

2 horas ago

Lula faz evento para tornar oficial programa de repactuações de rodovias em curso há 1 ano

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta quinta-feira, 21, a partir…

3 horas ago

Ministério da Agricultura rechaça declaração do CEO do Carrefour sobre veto à carne do Mercosul

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) rechaçou, em nota, as declarações do CEO do…

4 horas ago