Categories: Empresas

Iguatemi começa projeto de expansão do shopping de Brasília, que terá mais 90 lojas

A Iguatemi deu largada, nesta semana, ao lançamento comercial do projeto de expansão do seu shopping de Brasília, confirmando o plano de investimentos anunciado no começo do ano.

Neste momento de juros altos e custo elevado do capital, as maiores empresas de shopping centers no Brasil têm deixado de lado os planos para construir novos empreendimentos. A prioridade é investir na expansão dos shoppings já em operação, onde as vendas estão altas, e o risco de surpresas negativas é menor.

A expansão do Iguatemi Brasília abrirá espaço para a chegada de 90 lojas, 5 restaurantes, 4 cafeterias, 3 salas VIP de cinema, e uma alameda voltada para atividades de bem-estar, como spa, salão de beleza, lojas de cosméticos.

O shopping vai ampliar em 15,5 mil metros quadrados a sua área bruta locável (ABL), passando para 50 mil metros quadrados. O novo espaço será dividido em dois pavimentos, com área ao livre, que se conecta ao shopping já existente.

O aporte total no empreendimento será de R$ 236 milhões, sendo 64% disso a parte da Iguatemi, e os 36% restantes de sócios. As obras vão começar no primeiro trimestre de 2025 e irão até o segundo semestre de 2026, quando o novo espaço será inaugurado. Quando pronto, deverá gerar uma receita operacional (NOI, na sigla em inglês) adicional de R$ 39 milhões.

Inaugurado em 2010 no Lago Norte de Brasília, o shopping já tinha uma ocupação elevada e não havia espaço para atender a demanda de lojistas interessados em se estabelecer no local, especialmente grifes estrangeiras, conta o vice-presidente comercial da Iguatemi, Ciro Neto. Cerca de 90% do público do shopping é das classes A e B.

“A expansão atende, principalmente, à demanda de novas lojas internacionais de luxo, um segmento de alta produtividade por metro quadrado, que desejam entrar no Iguatemi Brasília e irão agregar valor e diferenciação ao shopping”, afirmou.

Outro destaque, segundo ele, é a abertura de mais salas de cinema, reforçando a aposta no segmento a despeito do avanço das plataformas de streaming. “O cinema faz parte da experiência dos shoppings e atraem o público. O cinema depende da safra de filmes. Quando a safra é forte, o fluxo também é. Essa é uma realidade absoluta”, disse. O Iguatemi Brasília já tem cinco salas e ganhará mais três do tipo ‘VIP’, com poltronas reclináveis e atendimento de garçons.

Por Circe Bonatelli

Estadão Conteúdo

Recent Posts

AGU publica regras para Desenrola Agências Reguladoras com descontos de até 70%

A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou nesta sexta-feira, 4, a regulamentação do chamado Desenrola Agências…

29 minutos ago

ApexBrasil qualificará 1.825 empresas na capital e interior de SP para exportar

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, disse nesta sexta-feira, 4, ao inaugurar o escritório da…

51 minutos ago

ClearSale celebra acordo com Serasa Experian para combinação de negócios

A Clear Sale informou nesta sexta-feira, 4, que, após aprovação do Conselho de Administração, que…

1 hora ago

Governo envia a Congresso projeto de lei com crédito especial para Ansa e Petrobras

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, enviou ao Congresso Nacional um projeto…

1 hora ago

Fleury mira mercado de R$ 2 bi com inauguração de espaço focado em endometriose

O Grupo Fleury, com um faturamento de R$ 8 bilhões nos últimos doze meses e…

2 horas ago

Ministério da Agricultura divulga lista de marcas de azeite de oliva impróprios para consumo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou lista com marcas e lotes de azeite…

2 horas ago