Categories: Economia

Aneel aprova reajuste tarifário anual de 21 permissionárias de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 24, a homologação do reajuste tarifário anual de 21 permissionárias de distribuição de energia elétrica. O ajuste nas tarifas passa a valer a partir de 30 de setembro de 2024.

Os técnicos do órgão regulador consideram os custos de compra de energia, custo de transmissão, encargos setoriais, bem como custo de distribuição. Da lista, 11 terão aumento tarifário.

A homologação tarifária da Aneel, em um único processo, ocorre em função da data comum de aniversário contratual das empresas espalhadas pelo País.

O processo inclui a Cooperativa de Eletricidade Jacinto Machado (Cejama); Cooperativa Distribuidora de Energia Vale do Araçá (Ceraçá); Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte (Cerbranorte); Cooperativa de Prestação de Serviços Públicos de Distribuição de Energia Elétrica Senador Esteves Júnior (Cerej); Cooperativa de Eletrificação Rural Anita Garibaldi (Cergal); e Cooperativa de Eletricidade de Gravatal (Cergral).

Também estão na lista: Cooperativa de Eletrificação de Paulo Lopes (Cerpalo); Cooperativa de Eletrificação Sul Catarinense (Cersul); Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera); Cooperativa de Eletrificação Lauro Müller (Coopermila); Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel); Cooperativa de Eletrificação e Distribuição da Região de Itariri (Cedri); e Cooperativa Fumacense de Eletricidade (Cermoful).

Por fim, a aprovação da Aneel também engloba: Cooperativa Energética Cocal (Coopercocal); Cooperativa de Eletricidade de Grão Pará (Cergapa); Cooperativa de Energia Treviso (Certrel); Cooperativa de Energização e de Desenvolvimento do Vale do Mogi (Cervam); Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero); Cooperativa de Distribuição de Energia Elétrica Salto Donner (Cersad); Cooperativa de Distribuição de Energia Elétrica de Santa Maria (Codesam); e Cooperativa de Distribuição de Energia Elétrica (Cooperzem).

Por Renan Monteiro

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Latam amplia em 12% voos no Brasil em 2025, com quatro novas rotas domésticas

A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…

6 horas ago

ANP aprova acordo de cooperação com Serpro no âmbito do RenovaBio

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…

7 horas ago

Correção: Lula faz evento para tornar oficial programa de repactuações de rodovias

A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…

9 horas ago

Brasil vive momento histórico sobre concessões, com melhor entendimento público, diz Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…

10 horas ago

Renan Filho: governo analisa 4 repactuações de rodovias, encaminhou 8 para o TCU e reprovou 2

O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…

11 horas ago

Claro lança oferta de celular para fisgar público que ainda não aderiu ao 5G

A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…

11 horas ago