Categories: Política

Xará de Guilherme Boulos terá de mudar nome de urna

O empresário Guilherme Bardauil Boulos (Solidariedade), que concorre ao cargo de vereador de São Paulo (SP), tentou mudar seu nome de urna para “Boulos”, mas a defesa de Guilherme Castro Boulos (PSOL), postulante a prefeito da capital paulista, protestou contra a alteração.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) entendeu que o nome de urna solicitado pelo candidato a vereador poderia causar “confusão” no eleitorado e, além de recusar a alteração, intimou Bardauil Boulos a mudar o nome de urna sem quaisquer referências ao sobrenome “Boulos”. O empresário terá dois dias para realizar a alteração. Procurado pelo Estadão, o candidato a vereador afirma que aguarda um parecer dos advogados de seu partido sobre a possibilidade de recurso.

Além de ser o nome exibido na urna eletrônica no momento do voto, o nome de urna diz respeito à forma pela qual um candidato será citado ao longo da campanha eleitoral. O nome de urna, em geral, coincide com o nome civil, mas pode exibir, além do prenome e sobrenome, apelidos e demais referências, como a ocupação do candidato.

Em resolução sobre o tema, o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que a escolha do nome de urna é válida quando “não se estabelece dúvida quanto a identidade” do candidato.

Na terça-feira, 10 de setembro, os advogados que representam Bardauil Boulos solicitaram a mudança do nome de urna do candidato a vereador para “Boulos”. No mesmo dia, a defesa do candidato a prefeito solicitou a recusa do pedido. “A alteração requerida, com a devida licença, não é suficiente para evitar que o eleitor se confunda sobre as pessoas candidatas, causando inegável prejuízo à normalidade e lisura do pleito”, diz a petição da defesa do candidato do PSOL.

O promotor eleitoral Fabiano Petean atendeu ao pedido da defesa de Castro Boulos e recusou o pedido de mudança do nome de urna. “Diante da coincidência de nomes e referências que podem trazer confusão ao eleitorado, manifesto-me pelo indeferimento do registro de candidatura. O candidato (Bardauil Boulos) não adequou o nome de forma que a indução seja sanada”, disse o promotor.

O MP Eleitoral, em seguida, intimou Bardauil Boulos a mudar o nome de urna, sem referências ao sobrenome “Boulos”, no prazo de dois dias.

Xará é pivô de acusação sem provas de Pablo Marçal

Desde o dia 8 de agosto, quando foi realizado o primeiro debate na TV entre candidatos à Prefeitura da capital paulista, o empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB) tem insinuado, sem provas, que o candidato a prefeito Guilherme Boulos é usuário de cocaína.

As alegações renderam a Boulos concessão de direito de resposta nas redes de Marçal, que também foi condenado a pagar uma multa de R$ 30 mil ao deputado federal do PSOL.

O jornal Folha de S. Paulo revelou que Pablo Marçal, em verdade, estava em posse de um processo judicial por consumo de drogas do candidato a vereador que é xará de Guilherme Boulos. A acusação contra Guilherme Bardauil é de 2001 e se refere a posse de drogas para consumo pessoal.

À CNN, Bardauil Boulos afirmou que o caso se tratava de um “ato imprudente” de sua época de faculdade, acrescentando que a droga em questão era maconha, não cocaína, e que não chegou a ser preso. “Isso é coisa do passado”, concluiu o empresário, que diz não ter sido contatado por Pablo Marçal sobre o assunto.

Por Juliano Galisi

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Embraer lança Programa para ampliar eficiência na cadeia de suprimentos em meio a atrasos

A Embraer finalizou a implementação do Programa ONEChain para ajudar a melhorar a gestão da…

13 minutos ago

Carrefour Brasil admite suspensão de fornecimento de carne, mas diz que não há desabastecimento

O Grupo Carrefour Brasil reconheceu, em nota, impactos advindos da ruptura de fornecimento de carnes…

35 minutos ago

Acionistas da Lifeway Foods pedem que conselho crie comissão para avaliar oferta da Danone

Edward e Ludmila Smolyansky, que juntos detêm aproximadamente 29,7% das ações ordinárias em circulação da…

2 horas ago

Anglo American vende fatia adicional de negócios em carvão na Austrália por US$ 3,8 bilhões

A Anglo American, conglomerado britânico de mineração, concordou em vender nesta segunda-feira seu portfólio remanescente…

2 horas ago

UniCredit propõe compra do concorrente italiano Banco BPM por 10 bilhões de euros

O UniCredit revigorou uma onda estagnada de consolidação bancária europeia, oferecendo mais de 10 bilhões…

3 horas ago

Agricultores da Polônia suspendem protestos após governo prometer rejeitar acordo Mercosul-UE

Agricultores poloneses suspenderam no domingo, 24, os protestos que bloqueavam a movimentada fronteira de Medyka,…

4 horas ago