Na matéria publicada anteriormente, havia uma incorreção no primeiro parágrafo. O valor da tarifa base informado estava desatualizado. Segue abaixo a versão corrigida.
Após três tentativas mal sucedidas, a BR-381, conhecida como “Rodovia da Morte”, enfim será repassada para a iniciativa privada. A gestora 4UM arrematou a concessão do trecho entre Governador Valadares e Belo Horizonte (MG) em leilão promovido na sede da B3 em São Paulo nesta quinta-feira, 29. A estreante em certames rodoviários apresentou a proposta vencedora que representa um desconto de 0,94% em relação à tarifa básica de pedágio. Para a pista simples, o valor base era de R$ R$ 0,18380/km e para a pista dupla, R$ 0,25732/km.
A concessão contempla um trecho de cerca de 300 quilômetros da rodovia mineira, ligando Belo Horizonte a Governador Valadares. O contrato de 30 anos prevê cerca de R$ 9 bilhões em investimentos, incluindo opex e capex. Deste montante, R$ 5,6 bilhões serão em investimentos e R$ 3,7 bilhões para despesas operacionais.
A vitória no leilão desta quinta marca a estreia da 4UM, gestora de recursos com mais de R$ 7 bilhões sob gestão, no setor de infraestrutura. A administradora, sediada em Curitiba (PR), concluiu no mês de agosto a estruturação de um fundo de investimento em participações para atuar nos próximos leilões de rodovias.
Entre os cotistas do 4UM FIP-IE I, estão as famílias Malucelli, Salazar, Federmann e Backheuser, acionistas das empresas MLC, Aterpa, Senpar e Carioca Engenharia.
Com 30 anos de trajetória e R$ 60 bilhões em ativos sob gestão, a Opportunity também participou pela primeira vez de um leilão rodoviário. A gestora independente de renda variável ofereceu um desconto de 0,10% em relação à tarifa básica. Com duas propostas válidas, a disputa foi à viva-voz. Contudo, a Opportunity não teve interesse em participar desta etapa, consagrando a 4UM como vencedora.
O projeto passou por aprimoramentos desde o final de 2023, quando ocorreu a última tentativa frustrada de leiloar o ativo. No entanto, a estreante 4UM ainda deve encontrar desafios. A BR-381 foi considerada a sexta rodovia mais perigosa do País em número de acidentes e mortes, segundo levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgado no ano passado.
Conforme mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o interesse de entrantes deve ser tendência na “maratona” de leilões de rodovias federais previstas até o final do ano. A agenda inclui oito certames nos próximos meses, incluindo o desta quinta-feira.
Por Elisa Calmon
A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…
A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…
A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…