Categories: Empresas

Produção de campos maduros sobe 45% em um ano, mostra 9º Anuário do Petróleo da Firjan

A recuperação de campos maduros e áreas marginais na bacia de Campos aumentou a produção da região em 45% entre 2022 e 2023, atingindo 700 mil barris por dia (bpd) no ano passado, contra 480 mil bpd um ano antes, informa a 9ª edição do Anuário do Petróleo no Rio, levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) que será lançado na terça-feira, 13.

“A aplicação de soluções para a melhoria do fator de recuperação e produtividade desses campos maduros e marginais fez com que, em um período de um ano e meio, a produção da bacia de Campos aumentasse na ordem de 220 mil barris/dia, equivalente a uma plataforma grande de petróleo a ser instalada no pré-sal na bacia de Santos”, destaca a gerente-geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan, Karine Fragoso.

Já a produção total de petróleo do País segue em crescimento, embora tenha diminuído o ritmo em relação ao ano anterior. No primeiro semestre de 2024, a produção nacional do energético se manteve praticamente estável em relação à média anual de 2023.

“Esse cenário de estabilidade é resultado de paradas programadas em campos do pré-sal, variações naturais dos níveis de produção e ações direcionadas para a revitalização de campos maduros, que chegaram a acumular queda de 330 mil barris/dia entre janeiro e abril”, segundo o Anuário.

Mesmo sendo o Estado onde estão os principais campos afetados no primeiro semestre, o Rio de Janeiro se manteve na liderança da produção no País, revela o estudo, alcançando patamares médios próximos aos 3 milhões de bpd, o que representa 86% dos volumes produzidos no País.

“Com o contínuo amadurecimento das bacias petrolíferas em águas fluminenses, manter o patamar produtivo e expandir ainda mais o potencial do País e do Estado é certamente um desafio para os próximos anos”, afirma o vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.

Ele destaca que apesar do cenário de descarbonização da economia o papel do petróleo no futuro significa desenvolvimento econômico dos países e mais adição de energia. “O produto continuará tendo o seu papel, a questão é como congregar isso com a descarbonização, com soluções de captura e armazenamento de carbono”, ressalta.

Ainda segundo o estudo, os números atualizados referentes às reservas provadas cresceram em 2023 em relação ao ano anterior. O Rio, por exemplo, expandiu seus volumes em 9%, alcançando 13,6 bilhões de barris. Já os volumes nacionais cresceram 7%, alcançando 15,9 bilhões de barris. A representatividade estadual de reservas provadas manteve o patamar produtivo, cerca de 86% do total nacional.

Quanto à localização da produção nacional, os campos marítimos continuam em destaque, concentrando em torno de 95% dos volumes produzidos em 2024. A região do pré-sal responde por mais de 75% dos volumes, enquanto o pós-sal atinge pouco mais de 20%, porcentual ainda bastante relevante ao considerarmos se tratar de uma região madura, com histórico produtivo de mais de 40 anos.

Por Denise Luna

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Latam amplia em 12% voos no Brasil em 2025, com quatro novas rotas domésticas

A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…

2 horas ago

ANP aprova acordo de cooperação com Serpro no âmbito do RenovaBio

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…

2 horas ago

Correção: Lula faz evento para tornar oficial programa de repactuações de rodovias

A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…

4 horas ago

Brasil vive momento histórico sobre concessões, com melhor entendimento público, diz Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…

6 horas ago

Renan Filho: governo analisa 4 repactuações de rodovias, encaminhou 8 para o TCU e reprovou 2

O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…

7 horas ago

Claro lança oferta de celular para fisgar público que ainda não aderiu ao 5G

A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…

7 horas ago