Categories: Empresas

Buzanelli: Petrobras tem expertise no setor de fertilizantes, sem a necessidade de parcerias

A Petrobras tem expertise no setor de fertilizantes, mão de obra e fábricas, além de produzir gás, reunindo as condições para produzir fertilizantes sozinha, sem a necessidade de parcerias, disse nesta terça-feira, 2, em seu blog a conselheira representante dos empregados no conselho de administração da estatal, Rosângela Buzanelli.

Segundo ela, a presidente da companhia, Magda Chambriard, tem comprovada experiência, capacidade técnica e de gestão no setor de óleo e gás e, principalmente, compromisso com o projeto eleito e o “Plano Estratégico 2024-28” da companhia.

“Confio que (Magda) buscará a melhor solução para concretizar esse importante projeto para a Petrobras e o Brasil”, disse a petroleira.

No dia 28 de junho, a estatal encerrou um contrato de industrialização por encomenda (tolling) que havia sido firmado com o Grupo Unigel em duas unidades de fertilizantes nitrogenados que pertencem à Petrobras, na Bahia e Sergipe. Foram arrendadas em 2019 por dez anos (prorrogáveis pelo mesmo período).

“Reativadas em 2021, com a celebração de um contrato de fornecimento de gás natural com a companhia, na modalidade ship or pay, as unidades operavam a todo vapor e os negócios iam bem. Em 2023, o cenário se reverteu e a empresa passou a amargar resultados negativos”, escreveu Buzanelli.

Em 29 de dezembro, a Petrobras assinou o contrato de tolling com o grupo petroquímico. O acordo tinha vigência de 240 dias e previa o pagamento total de R$ 759,2 milhões à Unigel, pela prestação dos serviços nas duas fábricas de fertilizantes. A Petrobras, por sua vez, ajudaria na produção com o fornecimento de gás natural como matéria-prima.

“Em fevereiro, o acordo gerou contestações do Tribunal de Contas da União (TCU), com o apontamento de falhas na governança da Petrobras, o que não se comprovou, e questionamentos sobre os cálculos que justificaram a assinatura do contrato. No mês seguinte, a Unigel anunciou a paralisação total das operações das Fafens (Fábricas de fertilizantes) e a demissão de centenas de funcionários”, explicou a conselheira.

Em seu comunicado, a Petrobras esclareceu que segue “na análise de uma solução definitiva, rentável e viável para o suprimento de fertilizantes ao mercado brasileiro”, alinhada ao Plano Estratégico 2024-2028, que prevê investimentos no setor.

De acordo com Buzanelli, a Unigel teve “pujantes lucros” em 2021, quando do aumento do preço dos fertilizantes, impulsionado pelo conflito Ucrânia e Rússia, inclusive exportando a maior parte de sua produção em detrimento das necessidades do mercado interno. Quando os preços baixaram, tentou responsabilizar a Petrobras pelo seu mau desempenho financeiro, alegando o valor cobrado pelo gás.

“Mas a Petrobras não era o maior fornecedor, respondia por cerca de 30% do fornecimento. Não bastasse, colocaram trabalhadores sob ameaça de demissão”, afirmou Buzanelli. “É público o fato de que a Unigel está em processo de recuperação judicial, o que reforça sua incapacidade de tocar as fábricas arrendadas”, acrescentou.

A retomada da produção de fertilizantes no País é uma demanda também da Federação Única dos Petroleiros (Fup), que nesta terça-feira defendeu que a Petrobras retome as fábricas de nitrogenados da Bahia e de Sergipe, “assumindo integralmente sua gestão”, opinião que Buzanelli também compartilha.

Por Denise Luna

Estadão Conteúdo

Recent Posts

São Luís: Eduardo Braide tem 56,8% dos votos válidos e Duarte Júnior, 22,9%, diz AtlasIntel

Pesquisa AtlasIntel sobre o cenário eleitoral em São Luís (MA) divulgado neste sábado, 5, mostra…

3 horas ago

Governo obtém liminar e diz que bets autorizadas pelo Rio estão proibidas de atuar no País

A Justiça Federal do Distrito Federal (TRF1) atendeu a um pedido do governo federal e…

5 horas ago

Caixa usa banco de investimentos para ampliar ação na área de imóveis

A Caixa Econômica Federal abrirá uma nova frente de atuação no mercado imobiliário, indo além…

9 horas ago

Broches, camiseta, celular: confira o que é permitido e proibido neste domingo

Mais de 155 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo, 6, para escolher prefeitos…

11 horas ago

Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos

A Oi deu dois passos cruciais nos últimos dias para avançar no processo que busca…

15 horas ago

BNDES anuncia condições de apoio para novos leilões de concessão de rodovias federais em 2024

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta sexta-feira, 4, uma "extensão"…

1 dia ago