Categories: Empresas

Favaro: Compromisso de mais recursos com juros compatíveis está mantido por Haddad

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, garantiu nesta terça-feira, 18, que o próximo Plano Safra será recorde e que o compromisso de disponibilidade de um maior volume de recursos com juros compatíveis para a atividade está mantido, inclusive pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Fávaro falou com a imprensa após se reunir com Haddad e com integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na sede da Fazenda.

Questionado sobre o orçamento para a equalização de juros no Plano, o ministro argumentou que se torna menos relevante o volume destinado para esse fim se houver um maior direcionamento de recursos, por exemplo, da poupança rural, das Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e do depósito à vista. “O que faz com que seja um custo bem reduzido e os bancos possam atender os produtores nas menores taxas possíveis”, disse Fávaro.

Segundo ele, esse foi um ponto de entendimento durante a reunião na Fazenda. Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) mais cedo, o presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), avalia que são necessários pelo menos R$ 20 bilhões para a equalização de juros do Plano Safra 2024/25, que será anunciado na próxima semana, ante os R$ 13,6 bilhões destinados para a subvenção da temporada passada.

“Fizemos Plano Safra recorde 2023/2024, e o único senão colocado pela FPA naquele momento é que o volume de recursos para equalização não foi o esperado e agora eles vieram com proposta de grande volume para equalização”, comentou Fávaro. O ministro da Agricultura, por sua vez, afirmou que é preciso também entender a “dificuldade” de Haddad pelo aspecto fiscal, uma vez que o ministro é cobrado para zerar o déficit público, apontando para um “contrassenso” entre essa cobrança e o pedido por um volume muito alto para equalização.

“Também temos de entender a dificuldade do ministro Haddad. No mesmo momento que a gente cobra déficit zero, quer equilíbrio fiscal, não é fácil dizer que tem de aumentar recursos do Tesouro para equalizar, há um contrassenso na história. Mas o compromisso de maior volume de recursos com juros compatíveis com a atividade está mantido, inclusive pelo ministro Haddad, que pode ser através de maior direcionamento das fontes de recursos que são de baixo custo, que podem transferir também a baixo custo para produtores”, disse.

Fávaro também classificou a reunião como muito “produtiva e resolutiva”. Embora não tenha antecipado os valores que serão destinados ao próximo Plano Safra, garantiu que ele será “ainda melhor” que o recorde alcançado no último lançamento. “Sairá Plano Safra ainda melhor, maior que o recorde de 2023/2024, que vai atender cada vez mais as necessidades dos nossos produtores”, disse.

Por Amanda Pupo e Isadora Duarte

Estadão Conteúdo

Recent Posts

São Luís: Eduardo Braide tem 56,8% dos votos válidos e Duarte Júnior, 22,9%, diz AtlasIntel

Pesquisa AtlasIntel sobre o cenário eleitoral em São Luís (MA) divulgado neste sábado, 5, mostra…

2 horas ago

Governo obtém liminar e diz que bets autorizadas pelo Rio estão proibidas de atuar no País

A Justiça Federal do Distrito Federal (TRF1) atendeu a um pedido do governo federal e…

4 horas ago

Caixa usa banco de investimentos para ampliar ação na área de imóveis

A Caixa Econômica Federal abrirá uma nova frente de atuação no mercado imobiliário, indo além…

8 horas ago

Broches, camiseta, celular: confira o que é permitido e proibido neste domingo

Mais de 155 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo, 6, para escolher prefeitos…

10 horas ago

Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos

A Oi deu dois passos cruciais nos últimos dias para avançar no processo que busca…

14 horas ago

BNDES anuncia condições de apoio para novos leilões de concessão de rodovias federais em 2024

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta sexta-feira, 4, uma "extensão"…

1 dia ago