Categories: Economia

Stellantis anuncia investimento de R$ 14 bi em Betim, maior montante do ciclo até 2030

A Stellantis anunciou nesta segunda-feira, 20, que vai investir R$ 14 bilhões na fábrica que produz carros da Fiat em Betim (MG), o maior valor dentro do ciclo de investimentos de R$ 30 bilhões no Brasil entre 2025 e 2030. O anúncio aconteceu em encontro no polo automotivo com o governador mineiro, Romeu Zema.

No mês passado, a montadora já tinha anunciado R$ 13 bilhões em investimentos na fábrica de Goiana, no norte de Pernambuco, onde são produzidas hoje as picapes Toro, da Fiat, e Rampage, da Ram, além de três utilitários esportivos da marca Jeep: Commander, Compass e Renegade.

Com isso, falta detalhar apenas o destino de R$ 3 bilhões do novo ciclo de investimentos, anunciado como o maior da história da indústria automotiva no Brasil. A montadora não revelou se todo o valor remanescente será investido na fábrica de carros da marca francesa Citroën em Porto Real, no sul do Rio de Janeiro.

Os investimentos em Betim envolvem, além da renovação dos modelos, a expansão da capacidade de produção de motores, de 750 mil para 1,1 milhão de unidades por ano. Foram investidos R$ 454 milhões na ampliação da fábrica de motores.

Segundo informou dez dias atrás o ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a montadora habilitou no Mover, o programa de apoio às montadoras, um projeto para importar uma linha de motores desativada em outro país. Esse tipo de operação conta com benefícios fiscais do Mover. O objetivo é trazer ao Brasil linhas de montadoras que estão substituindo equipamentos para a produção de carros elétricos.

Conforme a Stellantis, serão produzidos em Betim motores flex – ou seja, que funcionam tanto com etanol quanto com gasolina – de alta eficiência e baixa emissão. Os propulsores serão associados aos motores elétricos dos carros híbridos que a Stellantis pretende lançar a partir do segundo semestre.

No total, o ciclo de investimentos prevê o lançamento de 40 novos modelos, entre a atualização de veículos da linha atual e carros completamente novos, e a implementação de plataformas que permitirão a produção tanto de automóveis convencionais, movidos a gasolina ou a etanol, quanto híbridos ou puramente elétricos.

Por Eduardo Laguna

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Latam amplia em 12% voos no Brasil em 2025, com quatro novas rotas domésticas

A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…

11 horas ago

ANP aprova acordo de cooperação com Serpro no âmbito do RenovaBio

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…

11 horas ago

Correção: Lula faz evento para tornar oficial programa de repactuações de rodovias

A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…

13 horas ago

Brasil vive momento histórico sobre concessões, com melhor entendimento público, diz Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…

14 horas ago

Renan Filho: governo analisa 4 repactuações de rodovias, encaminhou 8 para o TCU e reprovou 2

O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…

15 horas ago

Claro lança oferta de celular para fisgar público que ainda não aderiu ao 5G

A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…

15 horas ago