O BC da Argentina, conhecido como BCRA, anunciou nesta quinta-feira, 9, que alinhará seu prazo de liquidação de operações cambiais de acordo com práticas internacionais, segundo comunicado divulgado hoje. As alterações passam a valer a partir de 3 de junho de 2024, para não impactar contratos com vencimento até 31 de maio de 2024.
O BCRA mudará de D+0 a D+1 o prazo de liquidação do câmbio de atacado, participando exclusivamente desta faixa no sistema Siopel do Mercado Aberto Eletrônico (MAE). Ao mesmo tempo, o banco central irá alterar o sistema de compra e venda de divisas e passará a utilizar o sistema de liquidação multilateral compensada, para tornar o processo mais “simples e eficiente”, além de “propiciar maior integração entre diferentes mercados financeiros”.
“Esta medida complementa a migração do sistema começada pelo BCRA em janeiro”, afirma a nota, em referência às novas regras para operações entre contas no Mercado Eletrônico de Pagamentos (MEP). “Todos os outros participantes do mercado continuarão a poder organizar suas negociações dentro dos períodos habituais de liquidação, seja bilateralmente ou via MAEClear.”
Por Laís Adriana
A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…
A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…
A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…