Categories: Empresas

Banco do Brasil lança versão do Primeira Exportação para empresas lideradas por mulheres

O Banco do Brasil lançou uma versão do Programa Primeira Exportação voltada a micro e pequenas empresas lideradas por mulheres. O foco são cerca de 5.000 empresas do segmento que têm sócias ou dirigentes mulheres, e alto potencial para exportar, de acordo com o banco.

O programa inclui iniciativas gratuitas de capacitação e assessoria personalizadas ao longo deste ano. As empresas participantes precisam ser correntistas do BB, e ter mulheres no quadro de sócios ou na diretoria. O banco cita dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) que apontam que, no ano passado, apenas 14% das empresas exportadoras eram controladas por mulheres.

O programa tem módulos de aprendizagem digital voltados a temas do mercado internacional, entre eles logística e competitividade, habilitação para operar no comércio exterior e produtos que o banco oferece nesta frente. Na edição voltada às empresas comandadas por mulheres, há um curso específico criado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

“Apoiar a inserção de empresas lideradas por mulheres no mercado internacional significa ampliar a produtividade e as possibilidades de geração de receitas, melhorar a qualidade dos produtos, diversificar riscos, e ainda aprimorar a gestão e governança dos negócios dessas empreendedoras”, diz em nota o vice-presidente de Negócios de Atacado do banco, Francisco Lassalvia.

O Primeira Exportação foi lançado pelo BB no ano passado em parceria com a ApexBrasil. Desde então, capacitou 1.300 micro e pequenas empresas para exportar, e assessorou exportações que alcançaram 49 países.

“Em 2023, a ApexBrasil lançou o programa Mulheres e Negócios Internacionais com resultados expressivos. Em 2024, com a parceria com o Banco do Brasil, teremos maior capilaridade e expertise para sensibilizar e capacitar mais mulheres para ganhar o mercado internacional”, afirma a diretora de Negócios da agência, Ana Paula Repezza.

Por Matheus Piovesana

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Latam amplia em 12% voos no Brasil em 2025, com quatro novas rotas domésticas

A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…

2 horas ago

ANP aprova acordo de cooperação com Serpro no âmbito do RenovaBio

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…

2 horas ago

Correção: Lula faz evento para tornar oficial programa de repactuações de rodovias

A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…

4 horas ago

Brasil vive momento histórico sobre concessões, com melhor entendimento público, diz Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…

6 horas ago

Renan Filho: governo analisa 4 repactuações de rodovias, encaminhou 8 para o TCU e reprovou 2

O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…

7 horas ago

Claro lança oferta de celular para fisgar público que ainda não aderiu ao 5G

A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…

7 horas ago