As companhia aéreas transportaram 7 milhões de passageiros em rotas domésticas no Brasil em março. O número representa uma alta de 1,4% na demanda, medida em RPK, na comparação mensal, e avanço de 5,1% em 12 meses, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Latam seguiu com a maior participação de mercado: 41,0%, ao transportar 3,21 milhões de passageiros no mercado doméstico. Na sequência, aparecem Azul e Gol, com 29,5% e 29,0%, respectivamente, de participação no mercado doméstico.
No mercado doméstico, a oferta total das aéreas, medida em ASK, caiu 0,2% em março ante fevereiro, com 10 milhões de assentos oferecidos, segundo a Anac. No entanto, acumula alta de 3% em 12 meses. A taxa de aproveitamento (RPK/ASK) ficou em 80,2%.
Internacional
Em voos internacionais, foram 2 milhões de passageiros transportados em março de 2024, com alta de 16,1% na demanda ante fevereiro e crescimento de 21,8% em 12 meses.
Já a oferta, medida em ASK, registrou crescimento mensal de 15,8% e de 21,1% em 12 meses, com uma taxa de aproveitamento de 83,7% e três milhões de assentos oferecidos.
A Latam também liderou a participação no mercado internacional, ao transportar 19,4% do volume total de passageiros, seguida pela portuguesa Tap (9,7%) e American Airlines (5,2%).
Por Júlia Pestana
A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…
A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…
A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…