Categories: Economia

JPMorgan alerta novamente investidores sobre ano ‘incerto’ pela frente

O JPMorgan Chase continuou a alertar os investidores nesta sexta-feira, 12, que espera um ano “incerto” para os mercados e a economia global, citando a inflação teimosamente elevada e as tensões geopolíticas em curso. As observações foram feitas no momento em que o JPMorgan – assim como seus principais concorrentes Citigroup e Wells Fargo – divulgava os resultados do primeiro trimestre. O JPMorgan teve um aumento modesto de 6% nos lucros no primeiro trimestre, enquanto o Wells Fargo relatou uma queda no lucro em relação ao ano anterior, embora o resultado tenha superado as expectativas de Wall Street. Os lucros do Citigroup também diminuíram.

“Muitos indicadores econômicos continuam favoráveis. No entanto, olhando para o futuro, permanecemos alertas para uma série de forças incertas significativas”, disse o CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, citando as guerras em Gaza e na Ucrânia, bem como outras pressões geopolíticas, elevados montantes de gastos governamentais em todo o mundo e “persistentes pressões inflacionárias”.

Embora os resultados tenham superado as previsões dos analistas, as ações do banco caíram, depois que o JPMorgan deu uma previsão inferior ao esperado para a sua receita líquida de juros para o ano inteiro. Essa previsão reflete em grande parte a expectativa do banco de que Federal Reserve (Fed) irá reduzir as taxas de juro ainda este ano. A maioria das métricas dos negócios do JPMorgan foram sólidas no trimestre. Embora as receitas da banca de investimento tenham permanecido praticamente estáveis, o banco reportou um aumento na atividade. No banco de consumo, os lucros aumentaram 6%, enquanto o banco reservou menos dinheiro para cobrir empréstimos potencialmente inadimplentes.

O Wells Fargo divulgou seu primeiro relatório de balanço desde que o governo do presidente Joe Biden aliviou algumas das restrições ao banco após uma série de escândalos. A instituição disse que a média dos empréstimos caiu em relação ao primeiro trimestre do ano passado, mas que essa queda era esperada devido às taxas de juros elevadas.

Já o Citigroup viu os seus lucros caírem 27% em relação ao ano anterior, à medida que o banco continua a reestruturar-se depois de vender grande parte das suas franquias internacionais e continua a diminuir após a pandemia.

Por Associated Press

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Petrobras demite 30 funcionários ligados a Prates após troca de comando

Devassa na presidência da Petrobras. Essa é a tônica na companhia dos últimos dias, após…

10 horas ago

Simpi: desbancararização se revela como um dos problemas marcantes para as MPIs

Num momento em que o Banco Central (BC) comemora a expansão da inclusão bancária a…

12 horas ago

Reddit assina acordo de licenciamento com OpenAI e ação salta 9% no after hours de NY

O Reddit informou que assinou um acordo com a OpenAI para dar à startup de…

12 horas ago

Haddad e Padilha deixam residência oficial do Senado após reunião com Pacheco

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, saiu da residência oficial do Senado após se reunir…

12 horas ago

Birôs de crédito suspenderão negativação de dívidas no RS por 60 dias, diz ANBC

A Associação Nacional de Birôs de Crédito (ANBC) informou nesta quinta-feira, 16, que os birôs…

13 horas ago

Receita: declarações (DCTFWeb) a serem prestadas pelas empresas podem ser retificadas sem multa

A Receita Federal esclareceu que as Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFWeb/eSocial) a…

14 horas ago