Categories: Economia

Brasileiros temem perder empregos para IAs mas são favoráveis a seu uso

A edição de 2024 da Pesquisa Game Brasil (PGB) apresentou dados sobre a percepção brasileira a respeito de inteligências artificiais. Mais da metade dos aproximadamente 3.340 participantes que responderam a perguntas sobre IAs (58%) dizem acreditar que o uso da tecnologia vai substituir empregos e acentuar desigualdades sociais. No entanto, um número ainda maior de pessoas (67,8%) acredita que a IA pode melhorar o trabalho e tornar as pessoas mais criativas e produtivas.

A pesquisa com os brasileiros está em sintonia com outros estudos feitos anteriormente, como a do site The Verge, divulgado em junho de 2023, que consultou 2 mil pessoas nos EUA. Ao mesmo tempo que o público demonstrou medo e ansiedade com o uso da nova tecnologia na substituição de trabalhadores e para fins de vigilância e autoritarismo, esse mesmo público, em geral, também mostrou empolgação com as novas possibilidades de aplicações positivas para a sociedade. O temor, contudo, prevalece na pesquisa do The Verge, ao contrário do estudo realizado no Brasil.

Outros dilemas envolvendo IA dividiram as opiniões dos participantes da PGB 2024: 51,8% acreditam que a tecnologia dissemina mentiras, como os deep fakes e 48,7% concordam que elas acabarão com a educação e a criatividade humanas.

Recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou restrições ao uso de IA nas peças de campanha durante as eleições municipais de 2024, vetando o uso de deep fake na criação de conteúdo falso ou difamatório.

Apesar dos temores, a PGB 2024 identificou que 46,2% dos participantes são favoráveis à substituição humana por IA em trabalhos criativos e 59,5% afirma que gosta da ideia da IA aplicada à educação.

No que diz respeito ao uso de aplicações, apenas 27,3% afirmam utilizar chatbots de IAs generativas como ChatGPT. O recurso mais utilizado entre os citados na pesquisa são sistemas de navegação por mapas, como Google Maps, por 58,7% dos participantes.

A pesquisa, direcionada ao mercado e indústria de games e realizada desde 2013, foi feita entre o mês de dezembro de 2023 e janeiro de 2024 nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. A amostra de respondentes às perguntas sobre IA contou com 25% do total de participantes da pesquisa, de 13.360 indivíduos, e ficou concentrada entre o público que declarou jogar algum tipo de jogo digital, correspondente a 73,9% da população brasileira.

A edição de 2024 foi a primeira a incluir perguntas sobre o uso de IAs aos participantes. O estudo é desenvolvido pelo SX Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM.

Por Henrique Sampaio

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Visões de Maria, estátuas que choram; veja novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural

O Vaticano revisou na sexta-feira, 17, o processo de avaliação de supostas visões da Virgem…

54 minutos ago

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

5 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

18 horas ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

18 horas ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

18 horas ago

Consulta pública para projeto rodoviário da Nova Raposo recebe quase 2 mil contribuições

A consulta pública do projeto da rodovia Nova Raposo, em São Paulo, contou ao todo…

19 horas ago