Categories: Economia

Petrobras tem recuperação parcial e puxa alta de 1,22% do Ibovespa

O Ibovespa teve uma sessão de recuperação nesta terça-feira, depois de ter caído quase 2% no acumulado dos dois últimos pregões. Ganhos superiores a 3% nos papéis da Petrobras garantiram a alta, puxados pela visão do mercado de que uma solução para o imbróglio dos dividendos extraordinários está mais próxima. O sinal positivo de Nova York, balanços de empresas locais e a melhora geral do humor de investidores também favoreceram a Bolsa.

Assim, a referência da B3 fechou o dia em alta de 1,22%, aos 127.667,84 pontos – só 0,52% abaixo do fechamento da última quinta-feira, 7, quando a Petrobras anunciou que não pagaria os dividendos extraordinários. O índice se manteve no positivo durante todo o dia, entre a mínima, de 126.120,68 (estável), e a máxima, de 128.039,47 (+1,52%). O giro financeiro ficou em R$ 23,7 bilhões.

Principal responsável pela retomada do Ibovespa, Petrobras ganhou entre 3,28% (PN) e 3,03% (ON), amparada pela percepção de um noticiário mais positivo sobre a empresa. Nesta terça, o governo confirmou indicaria ao Conselho de Administração da Petrobras um representante da Fazenda, atendendo a um pleito do chefe da pasta, Fernando Haddad. Na segunda-feira, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou a possibilidade de a Petrobras rever a decisão sobre o pagamento de dividendos extraordinários.

“A percepção, agora, é que parecemos estar caminhando para uma solução talvez não tão radical, com o governo falando que o dividendo extraordinário é uma possibilidade”, diz o gestor de renda variável da Western Asset, Naio Ino. “Isso volta a trazer alguma esperança para o mercado de que esse dividendo venha em algum momento do tempo, está tirando o pessimismo da conta.”

Segundo o operador de renda variável da Manchester Investimentos Diego Faust, a melhora do humor do mercado em relação à Petrobras também ajudou a amparar os ganhos das outras empresas. “Olhando para os juros, o contrato de depósito interfinanceiro DI para janeiro de 2025 também caiu, não operava na faixa de 9,8% desde 2021, e isso abriu espaço para altas de construtoras e do consumo”, acrescenta.

Na ponta negativa do Ibovespa, a maior influência de baixa ficou com Vale ON, que cedeu 0,62%, ignorando a tentativa de recuperação do minério de ferro em Cingapura e na contramão de outras mineradoras e siderúrgicas, como CSN ON (+1,12%) e Gerdau PN (+1,65%).

O ex-conselheiro independente da Vale José Luciano Duarte Penido, que renunciou na segunda-feira, escreveu em sua carta de saída que o processo sucessório do comando da empresa tem sido manipulado e sofre “nefasta influência política.”

As maiores altas nominais do Ibovespa ficaram com Petz ON (+6,97%), Natura ON (+6,64%), Prio ON (+5,79%) e Soma ON (+4,17%). Na outra ponta, aparecem CPFL Energia ON (-1,62%), Pão de Açúcar ON e Fleury ON (ambas com -1,43%), além de Usiminas PNA e São Martinho ON (ambas com -1,35%).

Por Equipe AE

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Justiça nega pedido por AGE na Petrobras que protelaria posse de Magda Chambriard

A Justiça Federal negou um pedido de decisão liminar que poderia obrigar a Petrobras a…

26 minutos ago

Visões de Maria, estátuas que choram; veja novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural

O Vaticano revisou na sexta-feira, 17, o processo de avaliação de supostas visões da Virgem…

5 horas ago

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

10 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

23 horas ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

23 horas ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

23 horas ago