Categories: Economia

Mercado imobiliário nacional tem queda de lançamentos e vendas em 2023, revela CBIC

O mercado imobiliário nacional teve queda nos lançamentos e nas vendas em 2023, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 26, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O levantamento abrange a comercialização de casas e apartamentos novos em 220 cidades do País.

Em 2023, foram lançados 293 mil moradias, recuo de 11,5% na comparação com 2022. As vendas totalizaram 322,8 mil unidades, uma leve baixa de 1,4%.

Com mais vendas do que ofertas, o estoque de residências disponíveis para venda (considerando unidades na planta, em obras e recém-construídas) encolheu 11%, ficando em 286,4 mil unidades.

Para a CBIC, o mercado segue forte e aderente, ou seja, há demanda para os imóveis lançados. A visão é de que o ambiente econômico é saudável no País, com juros em queda, inflação controlada, desemprego baixo e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – fatores que favorecem as vendas de moradias.

Além disso, as novas regras do Minha Casa Minha Vida (MCMV) têm reaquecido o segmento popular, que deve liderar os lançamentos no ano que vem. As novas regras do MCMV reduziram os juros dos financiamentos e ampliaram o limite de preços no programa.

Segundo a CBIC, após os avanços promovidos no MCMV ao longo do segundo semestre de 2023, o mercado começou a responder, e os lançamentos aumentaram. Ainda assim, a recuperação não foi suficiente para reverter a baixa dos lançamentos no acumulado do ano.

Os projetos dentro do programa habitacional responderam por 48% dos lançamentos no quarto trimestre de 2023. Um ano antes, responderam por somente 38%. Houve, portanto, um ganho de participação de mercado. No quarto trimestre foram lançados 40,9 unidades dentro do MCMV, alta de 14,7% na comparação anual.

Para 2024, a CBIC acredita na estabilidade dos lançamentos, considerando fatores como a continuidade da queda dos juros, ‘maior solidez do governo’ e da política econômica, além do andamento do programa Minha Casa Minha Vida.

Por Circe Bonatelli

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Nos EUA, bilionário Frank McCourt planeja oferta para comprar operações TikTok

O bilionário Frank McCourt está organizando uma oferta para adquirir os negócios do TikTok nos…

1 hora ago

Conab fará 1º leilão de compra de arroz importado no dia 21

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou nesta quarta-feira, 15, que o primeiro leilão para…

3 horas ago

Moraes prorroga por mais 90 dias prazo para concluir estudos sobre a Ferrogrão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou por mais 90 dias…

3 horas ago

Santander mobiliza R$ 7 milhões em apoio ao RS

O Santander Brasil já mobilizou R$ 7 milhões para dar apoio às vítimas das enchentes…

4 horas ago

Próximo leilão de SP é o da Sabesp, que vai acontecer em junho, diz Tarcísio

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira, 15, para investidores…

5 horas ago

Petrobras confirma que Conselho aprovou demissão de Prates e nomeou presidente interina

A Petrobras confirmou nesta quarta-feira, 15, via fato relevante, que o seu Conselho de Administração…

6 horas ago