Categories: Empresas

Lula reconhece divergências nas tarifas de Itaipu e quer nova reunião com Paraguai

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, indicou nesta segunda-feira, 15, que a reunião com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, ainda não foi suficiente para superar divergências entre os dois países sobre o uso da energia produzida em Itaipu. Os dois conversaram na sede do Ministério de Relações Exteriores, em Brasília, e depois falaram a jornalistas.

Lula indicou que irá à capital paraguaia, Assunção, continuar a negociação.

Os dois países precisam chegar a um acordo sobre os valores cobrados pela eletricidade gerada na usina – os paraguaios, que vendem seu excedente para o Brasil, buscam uma forma de aumentar a tarifa ou poder comercializar a energia com outros países ou empresas por valores mais altos. As regras estavam estipuladas no tratado original para construção de Itaipu, e expiraram ano passado com o término dos pagamentos da obra.

“Temos divergências nas tarifas, mas estamos dispostos a encontrar uma solução conjuntamente. E nos próximos dias vamos voltar a fazer uma reunião. Eu disse ao presidente Santiago Peña que não é ele que tem que vir ao Brasil, agora é o Brasil que tem que ir a Assunção”, declarou Lula.

Peña disse que Lula será bem recebido na capital de seu país, mas que ele também precisa visitar o Brasil com frequência para mudar a imagem paraguaia em solo brasileiro.

Lula mencionou o término do pagamento da obra, e disse que a reunião marcava um dia especial para Brasil e Paraguai. Também afirmou que quer chegar a um acordo sobre o Anexo C, documento que contém as regras sobre partilha de energia, “o mais rápido possível”.

“Não se trata de ser generoso. O Brasil tem obrigação de contribuir para que o Paraguai possa utilizar todo o potencial da energia produzida em Itaipu para o crescimento do País”, declarou o presidente brasileiro.

O presidente do Brasil elogiou Peña. Disse que o Paraguai teve “a felicidade de eleger um jovem com muita competência”. Também mencionou a possibilidade de ambos fazerem uma visita à obra da Ponte da Integração, que passará sobre o rio Paraguai e ligará os dois países. A construção é na altura de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul.

Lula também falou em construir a relação “mais harmoniosa” que os dois países já tiveram. Peña disse que a conversa foi sincera, e que trabalhar com o Brasil é prioridade.

Por Caio Spechoto e Sofia Aguiar

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Petrobras demite 30 funcionários ligados a Prates após troca de comando

Devassa na presidência da Petrobras. Essa é a tônica na companhia dos últimos dias, após…

12 horas ago

Simpi: desbancararização se revela como um dos problemas marcantes para as MPIs

Num momento em que o Banco Central (BC) comemora a expansão da inclusão bancária a…

13 horas ago

Reddit assina acordo de licenciamento com OpenAI e ação salta 9% no after hours de NY

O Reddit informou que assinou um acordo com a OpenAI para dar à startup de…

13 horas ago

Haddad e Padilha deixam residência oficial do Senado após reunião com Pacheco

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, saiu da residência oficial do Senado após se reunir…

13 horas ago

Birôs de crédito suspenderão negativação de dívidas no RS por 60 dias, diz ANBC

A Associação Nacional de Birôs de Crédito (ANBC) informou nesta quinta-feira, 16, que os birôs…

15 horas ago

Receita: declarações (DCTFWeb) a serem prestadas pelas empresas podem ser retificadas sem multa

A Receita Federal esclareceu que as Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFWeb/eSocial) a…

15 horas ago