Categories: Política

Padilha afaga Marta Suplicy em meio a articulação para chapa de Boulos;

Em um aceno pelo retorno de Marta Suplicy aos quadros do PT, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), afirmou neste sábado, 16, que a atual secretária de Relações Institucionais do governo de Ricardo Nunes (MDB) “tem grande experiência por ter sido prefeita da capital” e será importante para o debate dos rumos da cidade nas eleições do ano que vem.

Padilha disse ainda que a população têm saudades de Marta na Prefeitura de São Paulo. Ela foi eleita pelo PT em 2000 ao derrotar no segundo turno Paulo Maluf (à época no PPB). O confronto terminou com 58,51% dos votos para a então petista e 41,49% para o adversário. “Quando você anda pela periferia de São Paulo, você ouve saudades da Marta”, afirmou o ministro, durante cerimônia de entrega de unidades do programa Minha Casa Minha Vida no bairro de Itaquera, na Zona Leste da capital. O evento inaugura o apoio público de Lula à campanha de Guilherme Boulos (PSOL).

A declaração de Padilha ocorre em um momento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva costura uma chapa entre Boulos e Marta Suplicy para a disputa do ano que vem na capital paulista. O Estadão mostrou que deputado federal Kiko Celeguim, presidente do PT no Estado, também demonstra confiança na aliança. “Acho que essa chapa seria algo vibrante para São Paulo”, disse. O evento em Itaquera onde Padilha elogiou a ex-prefeita

Marta deixou o PT em 2015, pouco meses antes do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, e filiou-se ao MDB. Na votação decisiva que retirou Dilma da Presidência da República, Marta, então senadora, votou a favor do processo. Posteriormente, ela seguiu no cargo até fevereiro de 2019. Em 2021, tornou-se secretária do governo Ricardo Nunes.

Nunes é apontado, até o momento, como principal concorrente de Boulos na corrida pela Prefeitura de São Paulo. Em 2020, o psolista foi derrotado no segundo turno por Bruno Covas (PSDB). Com a morte do então prefeito, Nunes assumiu a vaga em maio de 2021.

Mesmo que Marta Suplicy esteja com encontro marcado para conversar com Lula, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, duvida que sua secretária de Relações Internacionais aceite o pedido. “Confio na fidelidade da Marta”, disse anteriormente.

“A Marta está no governo desde o início, são três anos que trabalhamos juntos, não creio que aceite”, afirmou o prefeito ao Broadcast Político/Estadão. Para Nunes, a permanência de Marta dentro da sua gestão é uma questão de coerência “e da nossa excelente relação profissional”.

Por Heitor Mazzoco

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Petrobras propõe ao Cade medidas de monitoramento em troca de manter parque de refino

A Petrobras apresentou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suas propostas para manter seu…

8 minutos ago

BNDES está discutindo com a Fazenda linha especial para reconstrução do RS, diz Barbosa

O BNDES está discutindo com o Ministério da Fazenda a criação de uma linha especial…

29 minutos ago

Na Espanha, governo finaliza compra de 10% de participação na Telefónica

A Sociedade Estatal de Participações Industriais (Sepi) da Espanha atingiu 10% do capital social da…

52 minutos ago

Adnoc, gigante petrolífera dos Emirados Árabes, entra no mercado de GNL dos EUA

A Abu Dhabi National Oil Co. (Adnoc), principal petrolífera dos Emirados Árabes, adquiriu uma participação…

2 horas ago

Volks interrompe produção por falta de peças no RS; GM retoma um turno em Gravataí

A Volkswagen parou nesta segunda-feira, 20, a produção de três fábricas em razão da interrupção…

3 horas ago

Conselho de Administração da Light aprova novo plano de recuperação judicial

O Conselho de Administração da Light aprovou em reunião realizada no sábado, 18, os termos…

4 horas ago