Os setores dentro do varejo que mais se destacam no primeiro dia útil da semana da Black Friday são Moda e Calçados, com altas de 27% e 15%, respectivamente, na quantidade de pedidos ante 21 de novembro de 2022, quando também foi o primeiro dia útil da semana de descontos. O levantamento é da Linx, do grupo StoneCo., obtido com exclusividade pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado).
Sobre o valor total transacionado em lojas, o setor de vestuário teve um aumento de 17,8% em suas vendas, enquanto o de calçados cresceu 16,5% ante base anual. A empresa, contudo, não divulgou os valores das transações.
Em 2022, 7,4% dos entrevistados declararam desejar aproveitar as promoções da Black Friday para comprar roupas e calçados, além de 5,3% que se disseram interessados em comprar tênis. Para 2023, a pesquisa aponta que esses índices de interesse subiram para 13,6% e 8,5%, respectivamente.
Entre as grandes varejistas, houve alta de 7,6% no número de pedidos na terça-feira, 21, primeiro dia útil da semana, em comparação com o mesmo dia do ano passado.
Já o setor de bares e restaurantes registrou um aumento de 12,3% e de 8,3% no valor transacionado no primeiro dia útil da semana Black Friday de 2023 ante mesmo dia de 2022. O valor transacionado para o segmento também não foi divulgado pela Linx.
Ainda de acordo com o levantamento, em 2022 houve um crescimento de 10,7% nas vendas em redes e franquias de food service durante a Black Friday, em comparação com uma sexta-feira comum. Já o faturamento foi 6% superior.
“Não é de hoje que a Black Friday se expandiu para outros setores, e não apenas eletroeletrônicos. O setor de food, por exemplo, tem investido em promoções e descontos que vão muito além da Black Friday em si, conseguindo diluir seu pico de vendas ao longo do mês de novembro. Essa estratégia ajuda os varejistas a aproveitar ao máximo esta data”, afirma Tiago Mello, Chief Marketing Officer (CMO) e Chief Product Officer (CPO) da Linx.
Por Caroline Aragaki
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