Categories: Economia

Enel cria mais canais de comunicação para cliente informar problemas de falta de energia

Diante do alerta da Defesa Civil sobre a possibilidade de temporal e rajadas de vento que poderão chegar a 100 km/h até amanhã, 19, no Estado de São Paulo, a Enel divulgou medidas adicionais que serão incluídas no plano de ação operacional, deste fim de semana, para eventos climáticos nos 24 municípios da região metropolitana, incluindo a capital paulista, atendidos pela empresa.

A distribuidora oferecerá aos cerca de 8 milhões de clientes da companhia um canal via mensagem (SMS) para celulares cadastrados em sua base. “O canal servirá como alerta sobre a aproximação de fortes chuvas e vai permitir que as pessoas registrem falta de luz por mensagem e também acessem o link direto do site da companhia”, disse a Enel.

A ventania também pode trazer novos transtornos no fornecimento de energia. Na semana retrasada, após temporal registrado no dia 3 de novembro, muitos paulistanos chegaram a ficar quase uma semana sem luz após uma tempestade atingir a capital. O problema de fornecimento se repetiu em alguns bairros a partir do temporal registrado na noite de quarta-feira, 15. A Enel foi criticada pela demora em restabelecer o serviço e as dificuldades em conseguir contato com a empresa.

Sobre a possibilidade de clientes terem dificuldade para falar por telefone, a empresa orienta que utilizem os canais digitais para dar agilidade ao atendimento. “A empresa reforçou a estrutura em todos os canais de comunicação direta para ingresso das solicitações. O plano emergencial para este fim de semana também prevê o reforço e mobilização máxima e antecipada do número de técnicos em campo.”

Como funciona o novo canal (SMS para o número 27373):

Os clientes que têm celulares atualizados no cadastro com a distribuidora receberão mensagem de alerta por SMS sobre a previsão de tempestades e com indicação de como registrar falta de luz.

Para registrar falta de energia pelo SMS, basta enviar para o número 27373 a palavra LUZ e o número da instalação que consta na conta da Enel. O registro para pedido de atendimento ocorrerá automaticamente.

O cliente recebe, em seguida, a confirmação do seu registro e o número de protocolo

Além do SMS, a distribuidora orienta os consumidores a priorizar as solicitações de falta de luz pelo App Enel São Paulo ou site.

Durante a tempestade, permaneça em segurança:

Se encontrar em cabo partido, não se aproxime;

Não encoste em objetos metálicos: como semáforos, postes de iluminação pública, pontos de ônibus, portões e grades em uma enchente;

Retire os equipamentos da tomada e deixe-os fora do alcance da água;

Busque abrigo: em caso de ventos intensos, procure locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas;

Evite áreas arborizadas: durante tempestades, há risco de queda de árvores.

Outros canais para falar com a Enel

O consumidor pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da Enel São Paulo pelo 0800 72 72 120. Também pode falar com a central de emergência pelo 0800 72 72 196. Para pessoas com deficiência auditiva, o telefone é o 0800 77 28 626.

Salve também a Elena nos contatos (21 99601-9608), assim é possível conseguir realizar serviços. Ela serve para ajudar a registrar falta de luz, pedir 2ª via, consultar débitos, solicitar ressarcimento e também tirar dúvidas sobre outros serviços.

Ouvidoria da Enel São Paulo
Este é um canal de relacionamento para solucionar ou responder reclamações que a pessoa ainda não conseguiu resolver pelos outros canais de atendimento.

Por telefone: 0800 72 73 110 (atendimento em dias úteis, das 8 horas às 18 horas).
Por carta: enviar em envelope fechado mencionando Ouvidoria para o endereço: Avenida das Nações Unidas, 14401, Conjunto 1 ao 4, Torre B1, 17º andar, Vila Gertrudes, São Paulo-SP, CEP: 04794-00.

Pedidos de ressarcimento
Os consumidores que tiverem aparelhos eletrodomésticos danificados por causa da falta de energia elétrica em São Paulo, por exemplo, serão ressarcidos pela Enel, segundo a própria empresa.

De acordo com a concessionária, o cliente pode realizar sua solicitação via aplicativo, site, contato com a Central de Relacionamento ou comparecer em uma loja da Enel.

Aplicativo da Enel SP pode ser baixado pelos sistemas operacionais iOS (https://apple.co/2VpYh8q) ou Android (http://bit.ly/2VmOsIj);
Agência Virtual no site;
Central de Atendimento: 0800 72 72 120;
Também presencialmente em qualquer loja de atendimento.

Quais são os requisitos para pedir o reembolso?
Ser o titular da unidade consumidora onde houve a ocorrência;
Informar a data e o horário provável da ocorrência do dano;
Relatar o problema apresentado;
Descrever as características gerais do equipamento danificado, tais como marca, modelo, ano de fabricação.

Por Renata Okumura

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

4 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

17 horas ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

17 horas ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

17 horas ago

Consulta pública para projeto rodoviário da Nova Raposo recebe quase 2 mil contribuições

A consulta pública do projeto da rodovia Nova Raposo, em São Paulo, contou ao todo…

17 horas ago

Susep suspende por 30 dias prazos de processos sancionadores para seguradoras do RS

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) aumentou prazos e suspendeu entregas de materiais regulatórios para…

18 horas ago