Categories: Empresas

Latam e Embratur assinam acordo de cooperação para atrair turistas estrangeiros

A Embratur e a Latam Brasil assinaram nesta segunda-feira, 6, um acordo de cooperação técnica para impulsionar o turismo internacional e a oferta de serviços aéreos no Brasil. O plano de ações foi assinado durante a feira de turismo WTM, em Londres.

O objetivo é trabalhar em conjunto para ampliar a malha aérea, melhorar a experiências dos estrangeiros que vem ao Brasil e tornar os destinos mais competitivos tendo como pilar a sustentabilidade, segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

O acordo de cooperação técnica também tem como foco o compartilhamento de dados e inteligência de mercado. Está prevista, por exemplo, a realização de pesquisas de opinião com os passageiros estrangeiros da companhia aérea “para ampliar o conhecimento sobre o turista internacional”. Caberá à empresa a criar novas “rotas internacionais aos mercados estratégicos em comum, e rotas domésticas aos principais destinos turísticos internacionais brasileiros”.

“Estamos aqui para colaborar com nossa conectividade, inovação e agenda de sustentabilidade, para sermos cada vez mais a porta de entrada do mundo em nosso País”, afirma o presidente da Latam Brasil, Jerome Cadier.

Embratur e Latam também desenvolverão, em parceria com operadoras de turismo, novos produtos e pacotes turísticos, com preços e promoções especiais aos mercados internacionais estratégicos, “apoiando os esforços dos agentes promotores do turismo brasileiro no exterior” com tarifas com descontos, sempre que possível.

Sustentabilidade e inovação

No acordo de cooperação técnica estão previstas ainda iniciativas de apoio à implementação de práticas sustentáveis. Conforme estabelece o plano de trabalho da parceria, Latam e Embratur atuarão conjuntamente num projeto-piloto na Amazônia de turismo sustentável, “a ser usada como referência para outras localidades, considerando vivências turísticas, empreendedorismo e atividades de bioeconomia”.

O plano mapeia ainda ações que promovam a “sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade e inclusão relacionadas ao turismo, visando preservar o meio ambiente, as comunidades locais e o patrimônio cultural brasileiro”.

Com o objetivo de melhorar a experiência do turista internacional, são planejadas ações de capacitação e treinamento para profissionais da Latam e dos seus parceiros comerciais que realizam atendimento ao público de estrangeiros.

A parceria prevê ainda fomento às iniciativas de inovação propostas pelo EmbraturLAB à aviação, e prevê a realização de testes e experimentos, com os turistas estrangeiros, das soluções desenvolvidas pelas startups associadas ao centro de inovação.

Por Elisa Calmon

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Latam amplia em 12% voos no Brasil em 2025, com quatro novas rotas domésticas

A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…

13 horas ago

ANP aprova acordo de cooperação com Serpro no âmbito do RenovaBio

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…

13 horas ago

Correção: Lula faz evento para tornar oficial programa de repactuações de rodovias

A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…

15 horas ago

Brasil vive momento histórico sobre concessões, com melhor entendimento público, diz Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…

17 horas ago

Renan Filho: governo analisa 4 repactuações de rodovias, encaminhou 8 para o TCU e reprovou 2

O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…

18 horas ago

Claro lança oferta de celular para fisgar público que ainda não aderiu ao 5G

A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…

18 horas ago