At.te, srs.,
A nota publicada anteriormente continha uma incorreção: no quarto parágrafo, os R$ 13 bilhões contemplam os investimentos totais previstos para o Porto de Santos e não apenas no túnel Santos-Guarujá. Segue texto corrigido:
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assina nesta sexta-feira, 27, a retirada do Porto de Santos do Programa Nacional de Desestatização (PND). Com isso, encerra a possibilidade de privatização do terminal portuário.
“A decisão do presidente Lula é pela não privatização do Porto de Santos. Vamos esquecer esse debate para trazer mais previsibilidade para os investimentos”, afirmou o ministro durante cerimônia promovida na cidade do litoral paulista.
A decisão da União permite que a iniciativa privada invista apenas em obras estruturantes no terminal. Como exemplo, Costa Filho citou projetos de mobilidade urbana e dragagem.
Entre as obras de acesso, o político destacou que o túnel Santos-Guarujá deve sair do papel em breve, com a apresentação do projeto inicial ainda em 2023. Já a obra deve começar em 2024.
No total, são R$ 13 bilhões em investimentos previstos para o Porto de Santos em um período de cinco a oito anos.
Segundo Costa Filho, a União e o Estado de São Paulo têm dialogado sobre os recursos necessários para custear as obras. “O foco do Lula é ampliar diálogo com Tarcísio para trabalhar em conjunto.”
Por Elisa Calmon
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