O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) vai começar a desenvolver uma nova linha de crédito para seguradoras e fundos de pensão, numa tentativa de evitar uma repetição da turbulência vista no mercado de títulos no ano passado, segundo o diretor executivo de mercados do BoE, Andrew Hauser.
“Iremos embarcar, de forma imediata, no desenvolvimento de um mecanismo que nos permita emprestar a companhias de seguros e fundos de pensão”, disse Hauser, em discurso divulgado nesta quinta-feira.
Seguradoras e fundos de pensão costumam ser grandes detentores de títulos do governo do Reino Unido, os chamados Gilts, cuja demanda se enfraquece em momentos de turbulência no mercado.
Hauser afirmou que o BoE irá considerar estender a linha de crédito a um grupo mais amplo de instituições financeiras não-bancárias mais adiante, mas alertou sobre a necessidade de que essas instituições sigam se protegendo de riscos rotineiros.
“É função dos bancos centrais proteger o sistema contra ameaças genuínas à estabilidade. Mas cabe às empresas se protegerem contra um vasto leque de choques menos graves, e não podemos nos permitir misturar as duas (coisas)”, disse Hauser.
Por Sergio Caldas
A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…
A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…
A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…