Categories: Empresas

Faturamento do comércio paulista cresce 1,8% em abril e tem o melhor resultado em 15 anos

O faturamento real do comércio paulista atingiu R$ 96,7 bilhões em abril, aumento de 1,8% ante igual mês de 2022. O resultado é o melhor para o período em 15 anos. Os dados foram apontados pela Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), publicação mensal da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Segundo a Federação, os números são um indicativo que a condição econômica das famílias melhorou e está impulsionada por aumento do empregos e da renda. Ao apurar o resultado de janeiro a abril de 2022 e igual período de 2023, houve um crescimento de 5,1%, faturamento de R$ 18,3 bilhões. A cifra deste ano foi puxada, em sua maioria, pelas atividades de farmácias e perfumaria, que tiveram aumento de 17,2%.

A pesquisa analisou nove atividades e, dentre elas, seis apresentaram faturamento real em abril. Em seguida do setor de farmácias e perfumarias, performou em alta as lojas de eletrodomésticos eletrônicos e L.D (10,9%); os supermercados (9,6%); concessionárias de veículos (9,6%); autopeças e acessórios (6,8%); e lojas de vestuário, tecidos e calçados (6,3%).

Na contramão desse resultado, três setores apresentaram queda conjunta de 18,6% no contraponto anual, impactados principalmente pelo setor de combustíveis; o setor de móveis e decoração (-5,8%); e de materiais de construção (-5,3%.

Esses indicativos podem ser explicados pelas vendas limitadas que o setor de construção civil está lidando diante dos juros elevados e da redução expressiva nos preços do combustível, que indica compras de valores menores e não queda do consumo.

Por mais que o faturamento de abril tenha sido expressivo, a Federação explica que este não é um indicativo que os varejistas estão lucrando na mesma tendência. As dificuldades financeiras enfrentadas pelos empreendedores são ocasionadas pelo custo elevado de crédito, expressiva inadimplência e preços altos de fornecedores. A expectativa é que a PCCV de maio apresente a tendência de aumento no faturamento na maioria das regiões e Estados, impulsionada pelas vendas do Dia das Mães.

Por Laura Abreu, especial para o Broadcast

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Latam amplia em 12% voos no Brasil em 2025, com quatro novas rotas domésticas

A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…

6 horas ago

ANP aprova acordo de cooperação com Serpro no âmbito do RenovaBio

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…

6 horas ago

Correção: Lula faz evento para tornar oficial programa de repactuações de rodovias

A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…

8 horas ago

Brasil vive momento histórico sobre concessões, com melhor entendimento público, diz Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…

9 horas ago

Renan Filho: governo analisa 4 repactuações de rodovias, encaminhou 8 para o TCU e reprovou 2

O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…

10 horas ago

Claro lança oferta de celular para fisgar público que ainda não aderiu ao 5G

A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…

10 horas ago