Categories: Empresas

Mais de 35 mil consumidores seguem sem energia no Rio Grande do Sul, após ciclone

As distribuidoras de energia CEEE Equatorial e RGE informaram neste domingo, 18, que seguem atuando para restabelecer fornecimento de energia elétrica para consumidores em algumas regiões no Rio Grande do Sul. Mais de 35 mil clientes das duas empresas seguem sem luz, depois que o serviço foi parcialmente afetado em algumas localidades do Estado com a passagem de um forte ciclone extratropical, registrado a partir da madrugada da última sexta-feira, provocando fortes chuvas e ventos.

Algumas áreas, segundo as concessionárias, seguem alagadas, impedindo o acesso à rede elétrica por questões de segurança.

De acordo com a CEEE Equatorial, até às 15 horas deste domingo, o serviço havia sido normalizado para 393 mil unidades consumidoras, o que corresponde a 93% do total de clientes que tiveram o fornecimento interrompido.

A empresa informou ainda que 29 mil clientes seguem com o abastecimento impactado. A empresa afirma que os prazos para a solução das ocorrências dependem da complexidade de cada caso e também de questões como o deslocamento e acesso das equipes e parcerias com órgãos públicos, como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Já a RGE informou que a maior parte dos clientes atingidos já teve o fornecimento de energia normalizado. “No momento, a empresa trabalha para restabelecer 6,8 mil clientes, concentrados principalmente na região Vale dos Sinos, Canoas e Gravataí”, disse, em nota.

A distribuidora afirmou que desse total que segue sem luz, 2,8 mil estão em áreas que seguem alagadas, “impedindo o acesso à rede elétrica por razões de segurança”.

A situação vem sendo monitorada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), que anunciou no sábado, 17, a instalação de um comitê para acompanhar o caso, com representantes da Pasta, das concessionárias de distribuição de energia que atuam nos municípios afetados e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Pelas redes sociais, o ministro Alexandre Silveira disse neste domingo que “o objetivo é restabelecer o serviço o mais rápido possível, com atenção especial para hospitais, unidades consumidoras imprescindíveis à prestação de apoio aos afetados”, escreveu.

De acordo com a Aneel, as interrupções no fornecimento afetaram, no pico do temporal, quase 474 mil unidades consumidoras.

Por Marlla Sabino e Luciana Collet

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Latam amplia em 12% voos no Brasil em 2025, com quatro novas rotas domésticas

A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…

6 horas ago

ANP aprova acordo de cooperação com Serpro no âmbito do RenovaBio

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…

6 horas ago

Correção: Lula faz evento para tornar oficial programa de repactuações de rodovias

A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…

8 horas ago

Brasil vive momento histórico sobre concessões, com melhor entendimento público, diz Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…

10 horas ago

Renan Filho: governo analisa 4 repactuações de rodovias, encaminhou 8 para o TCU e reprovou 2

O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…

11 horas ago

Claro lança oferta de celular para fisgar público que ainda não aderiu ao 5G

A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…

11 horas ago