O Conselho Monetário Nacional (CMN) promoveu, em reunião ordinária nesta quinta-feira, 20, mudanças no Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML), que permite que transações entre empresas e pessoas do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) aconteçam nas respectivas moedas locais.
Segundo o Banco Central, as alterações simplificam e uniformizam procedimentos do sistema e ampliam o rol de instituições que podem operar o SML, “de forma a ele ser um produto adicional aos clientes das instituições autorizadas a operar em câmbio pelo BC”.
A decisão simplifica os procedimentos de operacionalização do SML realizados por suas instituições financeiras autorizadas e uniformiza os procedimentos de controle, no que couber, das operações de câmbio e das operações cursadas no SML.
“As atualizações têm o potencial de promover a concorrência, reduzir o custo ao usuário final, melhorar a segurança, reduzir o tempo dos pagamentos, integrar o SML às inovações do sistema financeiro e contribuir para a eficiência supervisória do BC”, disse o BC, em nota.
O órgão afirmou que as mudanças resultam de amplo debate do corpo técnico do BC, no sentido de aperfeiçoar a regulação do SMLs.
O SML dispensa o contrato de câmbio e permite a uma das contrapartes, usualmente o exportador, fixar o preço de sua mercadoria ou serviço na moeda de seu país, eliminando a exposição a variações nas taxas de câmbio. “O sistema também amplia a integração econômica e financeira entre os países participantes.”
Segundo o BC, o SML é estabelecido por acordo entre os bancos centrais. No Brasil, cada um desses acordos, para vigorar, precisa de uma autorização específica do Congresso Nacional. Desde 2008, os SMLs de que o BC participa já movimentaram cerca de R$ 50 bilhões. O sistema é elegível a pessoas jurídicas (a maioria dos usuários) e pessoas físicas.
Contato: thais.barcellos@estadao.com
Por Thaís Barcellos
A presidente da Danone para a América Latina, Silvia Dávila, divulgou nesta sexta-feira, 1º, nova…
O bitcoin teve queda nesta sexta-feira, 1, sob expectativa pelas eleições presidenciais dos Estados Unidos…
A Petrobras informou que, a partir desta sexta-feira, dia 1º, vai reajustar em 2% ou…
A Triunfo informou nesta sexta-feira, 1, que o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou…
Os investimentos consolidados realizados pelo Grupo CCR totalizaram R$ 2,1 bilhões no terceiro trimestre de…
O consórcio Aposta Vencedora, liderado pela portuguesa SAV Participações, arrematou a concessão da Loteria Paulista,…