Categories: Economia

Após caso do ‘McPicanha’, Burger King é acusado de não usar costela em lanche

Após o caso dos lanches “Novos McPicanha”, do McDonald’s , que não têm picanha, o Burger King agora é alvo de reclamações de consumidores sobre o fato de o sanduíche “Whopper Costela” não ter costela em sua composição. O caso ganhou repercussão nas redes sociais devido a um vídeo publicado no TikTok pelo advogado Fernando Chagas, que produz conteúdos sobre defesa dos direitos do consumidor.

O advogado mostra as letras miúdas do anúncio do Burger King sobre o “Whopper Costela”, que informa a composição do hambúrguer utilizado no lanche: paleta suína com aroma de costela.

No site oficial do Burger King, a página do lanche de costela descreve que o produto tem o amora de costela, mas não fala sobre o uso desse corte de carne no produto. “Um hambúrguer de carne de porco com aquele aroma inconfundível de Costelinha, pra ninguém botar defeito”, diz.

Com a repercussão do seu primeiro vídeo sobre o sanduíche de picanha do Mc Donald’s no TikTok, o advogado e produtor de conteúdo da página Seus Direitos explicou que decidiu analisar os ingredientes e a divulgação de outros lanches em redes de fast food, após receber inúmeros pedidos de seguidores nas redes sociais.

Ao jornal O Estado de S. Paulo, Chagas conta que foi surpreendido com novos casos de marcas que comercializam produtos produzidos sem o principal ingrediente anunciado nas suas campanhas publicitárias. “No caso do Burger King é pior ainda, além do ingrediente não estar na composição, quem consumia o lanche não era informado que o produto é feito com paleta suína e não bovina”, afirma.

Depois de divulgar o primeiro vídeo sobre o caso do “Whopper Costela”, o advogado foi procurado pelo Burger King. “Eles me mandaram uma mensagem pedindo meus contatos, para se explicar”, diz Chagas.

Diante da polêmica, a companhia alterou a descrição do produto no seu aplicativo para celular, trazendo logo no início do anúncio a lista de ingredientes do lanche.

Sobre a acusação de publicidade enganosa, a rede de fast food afirmou que tem sido transparente com os seus clientes. Em nota, a companhia confirmou que o sanduíche não é produzido com carne de costela, mas sim com o corte paleta suína, além de um “aroma 100% natural de costela” na sua composição.

Questionado, o Burger King não respondeu se o lanche será retirado do cardápio, ou se será renomeado, como anunciou a rede concorrente McDonald’s.

Na semana passada, o McDonald’s tirou do cardápio no País os lanches chamados “Novos McPicanha”. Apesar de feitos com 100% de carne bovina, os sanduíches usavam aromas de picanha e foram notificados por diversos órgãos de defesa do consumidor e pelo Conar por marketing enganoso.

Por Lucas Agrela e Wesley Gonsalves

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Ministério da Agricultura rechaça declaração do CEO do Carrefour sobre veto à carne do Mercosul

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) rechaçou, em nota, as declarações do CEO do…

42 minutos ago

Gerdau compra fatias da Sumitomo e Japan Steel na Gerdau Summit por US$ 32,6 milhões

A Gerdau informou nesta quinta-feira, 21, que celebrou acordo com a Sumitomo Corporation e The…

59 minutos ago

BC: Índice de Liquidez do Sistema Financeiro atinge 2,2 em junho, de 2,3 em dezembro de 2023

O Índice de Liquidez (IL) do Sistema Financeiro Nacional (SFN) atingiu 2,2 em junho deste…

2 horas ago

ROE dos bancos atinge 15,11% em 12M até junho, de 14,23% até dezembro de 2023, diz BC

O Retorno Sobre Patrimônio Líquido (ROE) do sistema bancário atingiu 15,11% nos 12 meses encerrados…

2 horas ago

Exportadores de carne dizem que veto do Carrefour é ‘contraditório’ e ‘protecionista’

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) lamentou, em nota, a declaração da…

2 horas ago

IA pode aumentar comércio global em 14 pontos porcentuais até 2040, diz OMC

A inteligência artificial (IA) pode impulsionar o comércio global até 2040, mas sua efetividade dependerá…

2 horas ago