Categories: Empresas

MPT considera pouco 5 dias de isolamento para infectados e alerta empresas

Em meio ao avanço veloz da contaminação pela variante Ômicron do novo coronavírus no País, o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), José de Lima Ramos Pereira, alertou nesta quinta-feira que as empresas de todos os setores – sem exceção – precisam respeitar o tempo mínimo de afastamento dos trabalhadores que testaram positivo para covid-19.

Na última segunda-feira (10), o Ministério da Saúde reduziu o período de quarentena para sete dias em caso de pacientes assintomáticos ou com sintomas leves, mas liberou a volta ao trabalho em apenas cinco dias em caso de teste negativo após esse período, mantendo o uso de máscaras e o distanciamento social.

“Temos a preocupação de que o período de isolamento seja preservado. São os especialistas que vão definir isso e não o MPT. A Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda uma média de sete dias para afastamento de pessoas assintomáticas e de 10 a 14 dias para pessoas com sintomas. Já um prazo de cinco dias a própria ciência está descartando, é muito pouco. Tanto existe a possibilidade de contágio, que a recomendação nesse período é não tirar a máscara para nada”, considerou o PGT, em entrevista ao Estadão/Broadcast. “Se queimarmos etapas e encurtarmos os prazos, pode haver infecção generalizada que vai acabar paralisando a atividade das empresas”, acrescenta.

Segundo Lima, cada companhia precisa pesar bem a decisão de encurtar a quarentena dos funcionários infectados. “A responsabilidade do empregador é muito grande. Se houver contaminação porque a empresa não respeitou as regras de segurança, ela vai responder tanto na esfera trabalhista como em outras esferas. Mas a maior penalidade será mesmo paralisar por completo as atividades se contaminar todo mundo”, completa o procurador-geral.

O MPT está monitorando os impactos da variante Ômicron em diversos setores, mas Lima alerta que a regra de isolamento deve ser igual para os trabalhadores de todos os segmentos. Na semana passada, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chegou a cogitar a liberação de médicos infectados para o trabalho, devido à falta de equipes nos hospitais. Empresas áreas também têm cancelado voos por não terem tripulação suficiente apta para o trabalho.

“No caso das companhias aéreas, há a possibilidade de contratar trabalhadores temporários de outras empresas para suprir a falta de tripulação. A legislação já autoriza isso. Nos demais setores, estamos acompanhando caso a caso. Renovamos nesta semana o grupo de trabalho de covid-19 por mais 60 dias”, acrescentou.

O chefe do MPT lembra que as empresas podem voltar ao trabalho remoto de maneira emergencial por algumas semanas, usando a experiência do passado, sem mesmo a necessidade de aprovação novamente pelos sindicatos. “Como é emergencial, é possível fazer. Não precisamos ter pânico ou histeria, porque já passamos por situações piores”, avalia.

Além do respeito ao isolamento, o PGT reforçou a necessidade da testagem em massa dos trabalhadores e reiterou que as empresas “podem e devem” cobrar o passaporte vacinal de seus funcionários.

“A variante Ômicron notadamente tem uma taxa com um contágio muito maior e, felizmente, com uma taxa de óbitos muito menor, sobretudo entre os vacinados. A vacina é mais que importante, é essencial, é questão de vida. A vacinação tem que ser cobrada, sim”, enfatiza, lembrando que a recusa injustificada em tomar o imunizante pode levar até mesmo à demissão por justa causa.

O MPT lançou nesta semana uma campanha institucional pela vacina, reforçando que “ela é segura, eficaz contra as formas graves da covid-19 e também um ato de amor”.

Por Eduardo Rodrigues

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Boeing realiza emissões de bonds em meio a dificuldades no segmento de aeronaves comerciais

A Boeing realiza, nesta segunda-feira, pelo menos seis emissões de bonds com maturações variadas, enquanto…

27 minutos ago

Comissão do Senado deve apresentar regras para uso de inteligência artificial em maio

A Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial no Brasil (CTIA) do Senado tem até o…

43 minutos ago

Relatora do Perse no Senado quer elevar custo do benefício tributário, em revés para Haddad

A relatora no Senado do projeto de lei que reformula o Programa Emergencial de Retomada…

3 horas ago

Petrobras assina memorando com governo do RN para piloto de 1ª eólica offshore no Brasil

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, assina nesta segunda-feira, 29, um memorando de entendimento…

3 horas ago

BYD amplia lucro no 1º trimestre para US$ 630,7 milhões

A BYD registrou lucro maior no primeiro trimestre de 2024, à medida que o aumento…

4 horas ago

Petrobras assina protocolo de intenções com Abiquim para avaliar oportunidades em gás e energia

A Petrobras informou nesta segunda-feira, 29, que assinou um Protocolo de Intenções com a Associação…

4 horas ago