Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto sobem com inflação acima do esperado

A inflação acumulada em 2021 ficou em 10,06% (Foto: Shutterstock)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto subiam nesta terça-feira (11), após a divulgação da variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro de 2021.

A inflação medida pelo IPCA desacelerou a 0,73% em dezembro, de 0,95% no mês anterior, acumulando alta de 10,06% em 2021, bem acima do teto da meta, de 5,25%. O resultado também supera a última projeção do Relatório de Mercado Focus do Banco Central (BC), que estimava uma inflação anual de 9,99%.

Com a inflação acima do esperado, a expectativa é de adoção de um tom ainda mais duro na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), para a qual o mercado antevê uma nova alta de 1,5 ponto percentual da Selic, para 10,75% ao ano. Essa perspectiva abre caminho para a alta dos juros futuros, enquanto o dólar, por outro lado, recua ante o real, limitando o avanço das taxas do Tesouro Direto.

Cotações

A remuneração do título público Tesouro Prefixado 2024 subia a 11,78% ao ano, de 11,69% na segunda-feira (10). O Tesouro Prefixado 2026 oferecia rentabilidade anual de 11,48%, ante 11,43% no fechamento anterior.

Dentre os títulos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 oferecia taxa de retorno anual de IPCA mais 5,38%, ante taxa de IPCA mais 5,40% observada na véspera. A rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2045 subia a IPCA mais 5,65%, de IPCA mais 5,60% no último fechamento.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta terça-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *