Mercados

Bolsas de NY fecham em forte queda após ata do Fed; Nasdaq cai mais de 3%

As bolsas de Nova York fecharam a quarta-feira em forte baixa, movimento ampliado pela divulgação da ata referente à última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), considerada “hawkish” pelo mercado diante das sinalizações de retirada de estímulos e aperto de juros. As ações de empresas intensivas em tecnologia foram mais penalizadas, com a perspectiva de alta nos juros pesando sobre as projeções de custos de investimentos.

O índice Nasdaq caiu 3,34% e fechou aos 15100,17 pontos. O Dow Jones baixou 1,07%, a 36407,11 pontos, e o S&P 500 recuou 1,94%, a 4700,58 pontos.

A sessão começou com um movimento de migração de ações de crescimento para papéis cíclicos, o que levou a alta durante o dia de alguns setores e permitiu a renovação do recorde histórico intraday do Dow Jones.

Para Edward Moya, os traders “ainda estão apostando em uma economia americana forte, o que os faz abandonar as big techs e abraçar os cíclicos”. O movimento foi reforçado com a publicação do relatório da ADP de empregos com uma criação de vagas acima do esperado, o que impulsionou os rendimentos dos Treasuries.

Já após a ata do Fed, que para a Capital Economics revelou uma “mudança para uma postura notavelmente mais hawkish” dos dirigentes, o cenário foi de baixa generalizada nos índices.

Para a consultoria, a postura não surpreende tanto diante das decisões já anunciadas, e também aponta que houve uma discussão inicial sobre o que fazer com o balanço patrimonial uma vez que a gradual redução nas compras de bônus tenha acabado.

Além do tema, uma alta antecipada nos juros foi discutida, assim como uma provável inflação mais elevada e persistente. Depois da publicação, aumentaram as apostas de elevação de juros pelo Fed, de acordo com o CME Group.

Papéis de bancos, que subiam durante parte da sessão de olho nas perspectivas, também foram pressionados após a ata, com Goldman Sachs (-2,17%) e JPMorgan recuando (-1,83%).

Entre as big techs, Meta (-3,67%), Apple (-2,66%), Amazon (-1,89%), Microsoft (-3,84%) e Netflix (-4,00%) recuaram em bloco. Já as ações da GM caíram 4,56%, em dia marcado por lançamentos da empresa buscando entrar no cada vez mais competitivo mercado de veículos elétricos.

Por Matheus Andrade

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Haddad e Padilha deixam residência oficial do Senado após reunião com Pacheco

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, saiu da residência oficial do Senado após se reunir…

18 minutos ago

Birôs de crédito suspenderão negativação de dívidas no RS por 60 dias, diz ANBC

A Associação Nacional de Birôs de Crédito (ANBC) informou nesta quinta-feira, 16, que os birôs…

2 horas ago

Receita: declarações (DCTFWeb) a serem prestadas pelas empresas podem ser retificadas sem multa

A Receita Federal esclareceu que as Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFWeb/eSocial) a…

2 horas ago

Agricultura autoriza comércio interestadual de produtos de origem animal do RS

O Ministério da Agricultura autorizou o comércio interestadual de produtos de origem animal de indústrias…

2 horas ago

AIG venderá 20% da Corebridge para a Nippon Life por US$ 3,8 bilhões

A gigante de seguros American International Group (AIG) fechou um acordo para vender uma participação…

3 horas ago

Randolfe diz que líderes e Pacheco querem votar desoneração na terça-feira ou na quarta-feira

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), confirmou que o Senado deve…

5 horas ago