Press "Enter" to skip to content

Petróleo brent vai acima de U$80 após OPEP+ definir aumento na produção

Os países membros da Opep+ concordaram em manter o aumento da produção planejado para fevereiro (Foto: Divulgação)

Por Peter Nurse   

Investing.com — Os preços do petróleo aumentavam na terça-feira (4), após os integrantes da Opep+ concordaram em manter o aumento da produção planejado para fevereiro, na esteira dos sinais de que a variante ômicron da Covid deve ter apenas um impacto limitado sobre a demanda.

Às 13h13 (horário de Brasília), os contratos futuros do petróleo Petróleo WTI, cotado em Nova York e referência de preço nos EUA, eram negociados com alta de 1,24% a US$ 77,02 por barril, enquanto os contratos do Brent, cotado em Londres e referência mundial de preço, apresentavam aumento de 1,32% a US$ 80,02.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus parceiros, incluindo a Rússia, grupo conhecido como OPEP+, decidiu nesta terça os futuros níveis de produção.

Eles vêm aumentando a oferta global gradualmente, incrementando a sua meta de produção a cada mês desde agosto em 400,000 barris por dia, à medida que desfazem os cortes recordes de produção de 10 milhões de barris por dia implantados em 2020, após a pandemia fazer a demanda despencar.

A OPEP+ minimizou o impacto da variante ômicron sobre a demanda num relatório técnico, afirmando que seria “suave e de curta duração”.

Esta visão foi em parte corroborada pelo comentários de terça-feira da Organização Mundial de Saúde, sugerindo que a variante ômicron está afetando as vias aéreas superiores e não os pulmões, ocasionando sintomas mais leves que as variantes anteriores.

“Existe uma crença cada vez maior de que, embora a variante ômicron seja mais transmissível que as variantes anteriores, ela é menos mortal. Isto ajudou a aliviar parte dos receios em relação à demanda, embora vamos precisar ver a reação dos governos de todo o mundo ao aumento dos casos nos seus países”, afirmaram os analistas do ING em relatório.

“A recuperação no mercado de petróleo e as perspetivas cautelosamente otimistas em termos de procura sugerem que a OPEP+ irá continuar incrementando a oferta”.

Dito isto, embora a OPEP+ tenha aumentado sua meta de produção todos os meses, diversos membros têm encontrado dificuldades em cumprir estes objetivos. A Agência Internacional de Energia disse no mês passado que estes produtores ficaram aquém das suas metas em 730.000 barris por dia em outubro e em 650.000 barris por dia em novembro.

O tom favorável de terça-feira foi reforçado por notícias econômicas positivas vindo da Europa, uma região particularmente atingida pela variante ômicron.

As vendas do varejo na Alemanha subiram inesperadamente em novembro, elevando-as para um nível anual recorde, enquanto o desemprego na maior economia da zona do euro caiu mais do que o esperado em dezembro.

Além disso, o Ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, disse que o crescimento do país seria significativamente mais alto este ano do que a atual previsão do governo de 6,25%.

Os investidores também aguardam os dados sobre o fornecimento de petróleo bruto dos EUA divulgados pelo American Petroleum Institute, que deverão ser anunciados hoje mais tarde, para um direcionamento sobre a demanda no maior consumidor de energia do mundo.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.