Press "Enter" to skip to content

Mercados globais caem por cautela com inflação

A mudança de postura dos principais bancos centrais do planeta contraria a ideia de inflação transitória (Foto: Shutterstock)

Os índices futuros de ações dos Estados Unidos e as bolsas de valores da Europa operavam em queda nesta sexta-feira (17), diante do clima de aversão ao risco fomentado pelo temor com a alta da inflação global.

Após o anúncio da redução do ritmo de compra de ativos pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), o Bank of England (BoE, o banco central do Reino Unido) surpreendeu o mercado e elevou a taxa básica de juros de 0,10% para 0,25% ao ano. No mesmo dia, o Banco Central Europeu (BCE) manteve inalteradas as taxas de juros, mas anunciou o início da redução gradual de estímulos.

Esses movimentos contrariam a postura que vinha sendo adotada até então pelos dirigentes dos principais bancos centrais do planeta, que defendiam que a alta de preços era transitória e arrefeceria com a normalização das cadeias de produção.

Além disso, segue no radar dos investidores a disseminação da variante Ômicron pelo planeta, e as medidas restritivas adotadas por alguns países para tentar conter o avanço da nova cepa.

Brasil

Diante da agenda de indicadores econômicos esvaziada e da ausência de temas relevantes para a economia na pauta do Congresso, investidores monitoram a pedida do governo por R$ 2,86 bilhões no Orçamento de 2022 para oferecer um reajuste de salário aos policiais federais, além da manutenção do cronograma de privatização da Eletrobras (ELET6).

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *